Submercados de energia e seus Reajustes Tarifários

05/10/2018 00:00:00



O que são Submercados?




“São subdivisões do sistema interligado, correspondentes a áreas de mercado, para as quais são estabelecidos preços diferenciados e cujas fronteiras são definidas em função da presença e duração de restrições relevantes de transmissão.”




Fonte: http://ons.org.br








O Sistema Interligado Nacional (SIN) é dividido em 4 submercados: Norte, Nordeste, Sudeste/Centro-oeste e Sul. Apenas o estado de Roraima não se encontra no SIN.


Fonte: http://grugeen.eng.br/


Em cada submercado, encontram-se diversas concessionárias de energia atuantes. Cada concessionária sofre um Reajuste Tarifário Anual, Revisão Tarifária Periódica (realizada a cada 4 anos, em média) e, tendo necessidade, também pode acontecer a Revisão Tarifária Extraordinária. Todos os casos citados acima tem como objetivo preservar o equilíbrio econômico –financeiro das concessionárias



Curiosidade: No ano em que há Revisão Tarifária Periódica, não ocorre o Reajuste Tarifário Anual.



A
GEBRAS trabalha diretamente com diversas concessionárias de energia por todo o Brasil e acompanha de perto todos Reajustes Tarifários das mesmas.



Segue abaixo os percentuais dos reajustes tarifários médios, em cada submercado, registrados nos anos de 2015, 2016 e 2017 de concessionárias que a atendem unidades que a
GEBRAS está envolvida:


 
Mais News

A GEBRAS

O Grupo Energia do Brasil, atua há mais de uma década no mercado nacional, com excelência, comprometimento e credibilidade, disponibilizando sua expertise em soluções diferenciadas em Instalações & Utilidades, Projetos de Instalações, Gestão de Energia e Fontes Renováveis.

Endereço

Matriz
Av. São Francisco de Paula, 2764
CEP: 96080-730 - Pelotas/RS - Brasil
(53) 3028.2233
  • Chama no Whats
  • Newsletter GEBRAS