GEBRAS Apresenta Sistema Energético Limpo e Sustentável

16/05/2017 00:00:00


A geração própria de energia no Brasil acaba de atingir a marca histórica de 10 mil instalações fotovoltaicas ao redor do País. Segundo mapeamento da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), com base nos dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), a tecnologia solar fotovoltaica, baseada na conversão direta da radiação solar em energia elétrica, lidera o segmento, com 99% das instalações em residências, comércios, indústrias, edifícios públicos e na zona rural.

A empresa pelotense GEBRAS – Grupo Energia do Brasil, especialista em engenharia elétrica e eficiência energética, apresentou aos empresários do setor orizícola, durante a Expoarroz 2017, realizada na última semana, as novidades nos sistemas fotovoltaicos, que possuem quatro modelos de geração: o de autoconsumo, autoconsumo remoto, geração condomínio e geração compartilhada, em que permite a geração em grupo e em maior escala, gerando também economia de investimento.

De acordo com o diretor da empresa e presidente da Rede de Suprimentos da Região Sul, Fabrício Iribarrem, a geração fotovoltaica é um sistema de geração distribuído, inteligente, econômico e sustentável, de maneira que é um excelente norte de investimento tanto para produtores rurais quanto empresários.

“Distribuído porque a geração se dá próximo a carga de consumo, um dos principais incentivos governamentais quanto a critérios técnicos. Inteligente porque usa uma fonte, em termos, inesgotável e gratuita de energia. Econômico porque tem payback de 5 a 10 anos, e a partir desse retorno de investimento a economia é eterna. Sustentável porque usa uma fonte de energia, sol, que é abundante, não agressiva ao meio ambiente, e acessível a todos.”, afirma Fabrício.

Em uma sociedade cada vez mais moderna, tecnológica, automatizada e dependente de energia, a preocupação com fontes limpas e a diminuição de gastos está cada vez mais entrando em pauta. Segundo a ANEEL, estima-se que em 2024 serão 1,2 milhão de brasileiros gerando sua própria energia e a expectativa é que a expansão siga avançando exponencialmente nos próximos anos. Um grande fator por trás da aceleração do crescimento da microgeração de energia foi a criação da Resolução nº 482 em 2012, que traçou as regras para o setor no Brasil e estipulou o Sistema de Compensação de Energia, que permite ao consumidor injetar energia na rede em troca de créditos. Assim, se uma residência com um sistema fotovoltaico gerar mais energia do que consome durante o dia, injetará essa eletricidade excedente na rede em troca de créditos, que podem então serem usados à noite ou em dias de pouca insolação.

Os investimentos em sistemas fotovoltaicos podem, ainda, ser financiados, tendo a possibilidade do consumidor abater o investimento mensal no sistema da própria economia na conta de energia elétrica gerada pelo equipamento. Uma unidade comercial que possui um gasto mensal de aproximadamente R$ 2.200,00 em energia elétrica pode alcançar uma economia anual de até R$ 18.000,00 com um investimento em um sistema solar fotovoltaico. Do ponto de vista ambiental, essa produção de energia limpa corresponde a 1000 árvores plantadas e em aproximadamente 25 anos poderá evitar a emissão de mais de 500 toneladas de CO2.

Com uma expertise de mais de dez anos em engenharia elétrica, a GEBRAS possui uma área específica em desenvolvimento de projetos de eficiência, conservação e gestão de recursos energéticos, sendo reconhecida pela ABESCO - Energy Safe Company - do Brasil.

 
Mais News

A GEBRAS

O Grupo Energia do Brasil, atua há mais de uma década no mercado nacional, com excelência, comprometimento e credibilidade, disponibilizando sua expertise em soluções diferenciadas em Instalações & Utilidades, Projetos de Instalações, Gestão de Energia e Fontes Renováveis.

Endereço

Matriz
Av. São Francisco de Paula, 2764
CEP: 96080-730 - Pelotas/RS - Brasil
(53) 3028.2233
  • Chama no Whats
  • Newsletter GEBRAS