A ANEEL vai leiloar no próximo dia 24 de abril, na sede da BM&FBOVESPA, em São Paulo, concessões para a construção, operação e manutenção de 7.400 km de linhas de transmissão em 20 estados. O leilão será dividido em 35 lotes, com investimento previsto de R$ 13,1 bilhões, e receita anual permitida (RAP) máxima de R$ 2,7 bilhões.
O edital do certame foi aprovado em (7/3) em reunião pública da diretoria da ANEEL e estará disponível a partir do dia 9/3 no site da Agência.
Os empreendimentos serão localizados nos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins, com geração de 28,3 mil empregos diretos.
As instalações de transmissão deverão entrar em operação comercial no prazo de 36 a 60 meses a partir da assinatura dos respectivos contratos de concessão.
No Rio Grande do Sul, as linhas de transmissão previstas no leilão estão localizadas nos municípios de Garibaldi e Lajeado, e também na interligação de Candiota e Bagé.