Reajuste Tarifário – RGE: Consequências no Bolso do Consumidor

24/06/2015 00:00:00



Devido a inúmeros fatores de mercado que tangem a cotação dos produtos de bens e serviços, os preços destes sofrem oscilações. As tarifas de energia elétrica não são diferentes dos demais. Inclusive o setor energético é um dos assuntos que mais são debatidos em pautas econômicas nos últimos tempos.


                                                                                                                  


De modo padrão, cada distribuidora de energia tem uma data anual para realizar o ajuste tarifário (podem haver casos atípicos que sejam concedidos aumentos ou reduções além dos períodos, mas com autorização do órgão regulador, ANEEL), e aos dezesseis dias do mês de junho de 2015 foi publicado oficialmente o reajuste da gaúcha RGE (Rio Grande Energia), que atende a 54% dos municípios do estado.


Para termos uma visão analítica sobre o assunto, o gráfico abaixo ilustra as tarifas de energia da concessionária nos últimos quatro ajustes realizados.


Consumidores industriais e comerciais, faturados pela modalidade tarifária Horo Sazonal Verde.


                                                                                                        


Nesta classe de consumidores ocorreram reduções em alguns pontos, por exemplo, nos fatores gerenciáveis pela concessionária, como distribuição de energia e manutenções de redes. No entanto, não será de grande impacto, devido aos fatores não gerenciáveis pelas concessionárias, como encargos setoriais e compra de energia.


Uma medida que proporciona maior economia perante os ajustes atuais é reduzir a utilização de energia elétrica no horário ponta, compreendido das 18h às 21h.


                                                                                                                   


Consumidores residenciais, atendidos em baixa tensão obtiveram uma redução de tarifa no último momento de 4,22%.

 
Mais News

A GEBRAS

O Grupo Energia do Brasil, atua há mais de uma década no mercado nacional, com excelência, comprometimento e credibilidade, disponibilizando sua expertise em soluções diferenciadas em Instalações & Utilidades, Projetos de Instalações, Gestão de Energia e Fontes Renováveis.

Endereço

Matriz
Av. São Francisco de Paula, 2764
CEP: 96080-730 - Pelotas/RS - Brasil
(53) 3028.2233
  • Chama no Whats
  • Newsletter GEBRAS