Brasil enfrenta a pior estiagem dos últimos 91 anos

13/07/2021 09:49:09

Segundo dados do Operador Nacional de Sistema elétrico (ONS), O Brasil está passando por uma situação preocupante, os reservatórios apresentam queda e as projeções de cargas de energia se mantêm com elevação de 8% no sistema interligado Nacional (SIN), frente ao ano de 2021, a previsão é que esse número se mantenha ainda, por mais alguns meses, especialmente pelas cargas voltadas as indústrias. 


De acordo com as informações prestadas, do meteorologista do Centro Nacional de Monitoramento, o nível de chuva vem diminuindo ano após ano, o que auxilia no baixo nível dos reservatórios, especialmente nas bacias dos rios. Os principais reservatórios para a produção de energia elétrica do país, localizados no Centro-Oeste e no Sudeste, encontram-se com o pior nível em 20 anos. 

Devido a essa crise, a produção de energia por hidrelétricas não supre as necessidades, entretanto se faz necessário a compensação por usinas termelétricas, o que faz com que o custo por geração fique mais alto. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), divulgou que o acionamento das usinas termelétricas, foi um caso além do previsto, e que irá resultar em R$ 9 bilhões aos consumidores. 
 
É possível, que você já tenha percebido este aumento nas últimas faturas, não é mesmo? O fator “aumento”, ocorre devido o acionamento das bandeiras tarifarias, repassada pela Aneel, para os consumidores, com a finalidade de sinalizar que a geração de energia, não está favorável. 

Para entender melhor, sobre as bandeiras tarifárias e valores, acesse aqui ! 

No entanto, o melhor a se fazer, em relação ao atual cenário é evitar desperdícios, visando a utilização de cargas de forma racional e eficiente. A GEBRAS, é especializada em serviços de conservação de energia, buscando sempre implementar o conceito da eficiência energética, e por consequência auxiliar na redução dos custos.

 Abaixo, veremos alguns métodos que ajudam nesse processo:
 
• Monitoramento do consumo energético em tempo real; 
• Administração do consumo energético no horário ponta; 
• Dimensionamento correto da demanda contratada;
• Enquadramento tarifário adequado; 
• Definições de metas de redução; 
• Estudo de viabilidade de migração para o mercado livre.

Então, se você procura soluções para cruzar esse momento, com menor impacto financeiro, entre em contato conosco. Ajudaremos, da melhor forma, fazendo o gerenciamento do seu consumo diário. 

 Fontes: ONS, ANEEL.

 
Mais News

A GEBRAS

O Grupo Energia do Brasil, atua há mais de uma década no mercado nacional, com excelência, comprometimento e credibilidade, disponibilizando sua expertise em soluções diferenciadas em Instalações & Utilidades, Projetos de Instalações, Gestão de Energia e Fontes Renováveis.

Endereço

Matriz
Av. São Francisco de Paula, 2764
CEP: 96080-730 - Pelotas/RS - Brasil
(53) 3028.2233
  • Chama no Whats
  • Newsletter GEBRAS