O Grupo GEBRAS na Prevenção de Acidentes do Trabalho

27/07/2021 10:02:42

O Brasil é um dos países que mais apresentam acidentes do trabalho, sendo que muitos dos casos resultam em casualidades fatais. Esses acidentes oneram tanto a empresa quanto os colaboradores. Portanto, é essencial que as empresas desenvolvem medidas mais eficazes e, principalmente, disseminem informações referentes à prevenção de acidentes do trabalho. Neste aspecto, a GEBRAS – Grupo Energia do Brasil apresenta nesta News algumas informações sobre o tema e, também, algumas medidas para evitar acidentes do trabalho.

De acordo com os dados do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, desenvolvido pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) em conjunto com Organização Internacional do Trabalho (OIT), o Brasil é o segundo país do G20 que apresenta o maior número de óbitos por acidentes do trabalho.

Ainda segundo os dados da fonte apresentada, de 2002 até 2020 houve registros de aproximadamente 11,7 milhões de doenças e acidentes de trabalho, sendo que 49,4 mil dos casos registrados resultaram em casualidades fatais.

O Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-4) – Rio Grande do Sul – apresenta uma colocação muito alarmante, afirmando que os registros de acidentes do trabalho no país são muito menores do que a realidade. Do total de acidentes contabilizados, são excluídos os trabalhadores informais e autônomos. O TRT-4 ainda afirma que os números de acidentes do trabalho podem ser até sete vezes maior do que os registros demonstrados todos os anos.
Os dados da série histórica do MPT demonstram que a maior parte dos acidentes – 15% do total – foram ocasionados por operações de máquinas e equipamentos; e os estados campeões em acidentes foram, respectivamente, São Paulo (1º), Minas Gerais (2º) e Rio Grande do Sul (3º).

Com base no que foi apresentado até então, é evidente que existe uma carência de medidas de proteção e, principalmente, de aspectos envolvendo a prevenção de acidentes do trabalho.

A GEBRAS – Grupo Energia do Brasil é uma empresa do Rio Grande do Sul e atua diretamente em atividades que apresentam os maiores índices de acidentes do trabalho. Entretanto, os profissionais da empresa, responsáveis pela saúde e segurança do trabalho, estão frequentemente estimulando os demais colaboradores para com a relevância da prevenção de acidentes no ambiente de trabalho. Neste aspecto, a GEBRAS apresenta 10 dicas para minimizar a ocorrência de acidentes do trabalho:

- Sempre utilizar equipamentos de proteção individual (EPI);

- Manter as áreas de circulação comum desobstruídas;

- Manter os equipamentos de emergência em locais estratégicos e previstos por lei;

- Em caso de acidente, informar um dos profissionais responsáveis pela saúde e segurança da empresa, para que as devidas providências possam ser tomadas;

- Não executar atividades para as quais não possua habilitação técnica;

- Sempre orientar todos os novos colaboradores sobre as diretrizes de prevenção de acidentes da empresa;

- Não fumar em locais proibidos;

- Não executar atividades de forma precipitada, pois os riscos de acidentes são drasticamente ampliados nessas circunstâncias;

- Realize um checklist e confira o equipamento e(ou) máquina de trabalho antes do início das atividades;

- Sempre manter os objetos de trabalho em seus devidos locais de uso e armazenamento.

A GEBRAS possui mais de 15 anos de experiência no mercado, realizando diversos tipos de serviços, tais como: fabricação de materiais; instalação de equipamentos e sistemas elétricos; prestação de serviços para a construção civil; dentre muitos outros.
Prestamos os nossos serviços com profissionalidade, qualidade e segurança, sempre seguindo a legislação de saúde e segurança do trabalho e, também, as políticas internas da empresa, presando pela vida e pelo bem estar de todos os colaboradores envolvidos nos serviços.



A GEBRAS atua há mais de 15 com expertise em soluções de Engenharia de Instalações e Utilidades, Projetos e Execução, Fontes Renováveis e Gestão de Energia.
Precisa de um orçamento? 
Entre em contato!
Telefone: (53) 3028-2233 | E-mail: [email protected]



Referências:

MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO. ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO. Iniciativa Smartlab: Promoção do Trabalho Decente Guiada por Dados, 2021. Segurança e Saúde no Trabalho. Disponível em: Clique aqui. Acesso em: 24 de jul. 2021.

TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 4ª REGIÃO. Justiça do Trabalho: TRT da 4ª Região (RS), 2021. Notícias: Número de acidentes de trabalho no Brasil e no RS segue alto. Disponível em: Clique aqui. Acesso em: 24 de jul. 2021.

 
Mais News

A GEBRAS

O Grupo Energia do Brasil, atua há mais de uma década no mercado nacional, com excelência, comprometimento e credibilidade, disponibilizando sua expertise em soluções diferenciadas em Instalações & Utilidades, Projetos de Instalações, Gestão de Energia e Fontes Renováveis.

Endereço

Matriz
Av. São Francisco de Paula, 2764
CEP: 96080-730 - Pelotas/RS - Brasil
(53) 3028.2233
  • Chama no Whats
  • Newsletter GEBRAS