Transformadores: Tipos e Utilização

01/09/2021 13:34:08

Hodiernamente, independente da função que desempenhamos, ou do local onde residimos, necessitamos da energia elétrica. Mas, para que a eletricidade chegue até nós dependemos de dispositivos de grande importância, os transformadores.  

Os transformadores de potência, podem ser: 

-Elevadores de tensão: São os responsáveis por elevar a tensão para valores padronizados, visando a menor perda de energia, ou para manter a tensão nos valores ideais em longas distâncias.

-Rebaixadores de tensão:  São os responsáveis por rebaixar os valores de tensão de transmissão e distribuição para valores usuais, como 380/220 ou 220/127, capazes de alimentar da forma ideal, nossos computadores, televisores, eletrodomésticos, etc.

De acordo com os tipos de refrigeração podemos ter transformadores imersos em óleo mineral líquido sintético e transformadores a seco.

Quanto à natureza de circulação, os transformadores podem ter uma ventilação natural ou forçada.

Na foto abaixo, temos um exemplo de transformador:


ONAF (imerso em óleo natural, ventilação por ar forçado)

 

Atualmente a regulagem dos níveis de tensão ainda é um problema enfrentado pelas companhias concessionárias de energia elétrica. Além da variação de carga das linhas de distribuição, principal causa dos problemas de regulação, também há uma maior exigência dos agentes reguladores do sistema elétrico para a melhoria da qualidade de energia, a inclusão de geração distribuída, o desenvolvimento das redes inteligentes (smart grids) e o aumento do consumo de energia. Esses fatores tendem a aumentar a complexidade dos sistemas de distribuição.


Um dos métodos mais empregados na regulação de tensão em sistemas de corrente alternada é a aplicação de comutadores de taps em transformadores.



Este método permite a regulagem da tensão através da variação da relação de transformação, modificando o valor da tensão secundária. A aplicação desta solução é feita, principalmente, através de dispositivos mecânicos de comutação manual nos sistemas de distribuição e de dispositivos automáticos de comutação sob carga, em subestações.



Fonte: Clique aqui e aqui.


A GEBRAS atua há mais de 15 com expertise em soluções de Engenharia de Instalações e Utilidades, Projetos e Execução, Fontes Renováveis e Gestão de Energia.

Precisa de um orçamento? Entre em contato!
Telefone: (53) 3028-2233 | E-mail: [email protected]

 
Mais News

A GEBRAS

O Grupo Energia do Brasil, atua há mais de uma década no mercado nacional, com excelência, comprometimento e credibilidade, disponibilizando sua expertise em soluções diferenciadas em Instalações & Utilidades, Projetos de Instalações, Gestão de Energia e Fontes Renováveis.

Endereço

Matriz
Av. São Francisco de Paula, 2764
CEP: 96080-730 - Pelotas/RS - Brasil
(53) 3028.2233
  • Chama no Whats
  • Newsletter GEBRAS