Energia: A Força Invisível que Possibilita o Desenvolvimento

13/10/2021 09:42:28

A “energia elétrica é invisível” não passa de uma metáfora para mostrar que é a força invisível que movimenta o mundo, levando o País a riqueza ou a pobreza se não for bem administrada, mas que é de suma importância para todos. 

No fim do ano passado, o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) publicou relatório que analisa o setor energético na América Latina e no Caribe. O dado mais importante é que em 20 anos a região duplicará a demanda atual de energia. Segundo o documento, o aumento da demanda não será apenas decorrente das necessidades da indústria e de particulares, mas também do aumento de veículos elétricos em nossas ruas e rodovias.

No entanto, a boa notícia é que combustíveis não fósseis e fontes renováveis de energia atenderão grande parte dessa demanda. O BID estima que as necessidades futuras serão satisfeitas usando cada vez menos combustíveis fósseis.

Mas pensando em um Brasil do futuro somos privilegiados, pois o potencial de energia renovável no Brasil é imensa, especialmente com energia solar fotovoltaica, energia eólica e através de resíduos de biomassa. Dessa maneira, temos tudo para mudar nossa matriz energética, pois as fontes biomassa, eólica e fotovoltaica vêm se desenvolvendo de forma significativa e abastecendo a matriz energética do País, que há pouco tempo era 85% oriunda de hidroelétricas de alto custo e arrebatador impacto ecológico.

Com os investimentos em projetos de geração de energia limpa, em 2040, o País pode chegar a aproximadamente 55% de participação de energias eólicas e fotovoltaicas na matriz energética, diminuindo assim as construções de grandes usinas hidroelétricas que tanto agridem o meio ambiente.
Fato que seria de suma importância para um desenvolvimento econômico do país mais seguro e consistente, pois as crises do setor energético que tanto afetam nossa economia, oriundas de meses de secas, seriam amenizadas com uma matriz energética mais diversificada.


FONTE: Fonplanta, WEG e ABESCO


 
Mais News

A GEBRAS

O Grupo Energia do Brasil, atua há mais de uma década no mercado nacional, com excelência, comprometimento e credibilidade, disponibilizando sua expertise em soluções diferenciadas em Instalações & Utilidades, Projetos de Instalações, Gestão de Energia e Fontes Renováveis.

Endereço

Matriz
Av. São Francisco de Paula, 2764
CEP: 96080-730 - Pelotas/RS - Brasil
(53) 3028.2233
  • Chama no Whats
  • Newsletter GEBRAS