A Importância da Auditoria nas Faturas de Energia Elétrica

16/11/2021 10:11:50


Um dos segmentos englobados na gestão de energia é a auditoria de faturas. Mas o que é auditoria de faturas?


Basicamente é realizada uma validação com intuito de comprovar se o faturamento emitido pela distribuidora de energia elétrica em questão está correto, ou não.


1 - A primeira etapa se dá pela conferência de quantidade das grandezas faturadas (demanda, consumo ponta, consumo fora ponta, reativos excedentes, etc) junto ao equipamento de telemetria próprio instalado, se for o caso¹. Também é importante conhecer cargas e processos da unidade consumidora para relacionar se faz sentido os registros faturados com a operação do cliente.


2 - Passando pelo primeiro item, deve-se validar se estão sendo utilizadas como base as tarifas vigentes corretas (conforme última Resolução Homologatória da distribuidora em questão, disponibilizadas pela ANEEL) e também validar se as alíquotas de ICMS, PIS e COFINS foram aplicadas corretamente.


3 - Após estes pontos, é de suma importância analisar se o faturamento foi emitido conforme as regras estipuladas na Resolução Normativa nº 414 (ANEEL, 2010). Aqui é onde encontramos a maioria dos erros de faturamento, principalmente em unidades classificadas como rural (devido a quantidade e complexidade de regras). 


Para detalhar o item 3, irei utilizar como exemplo um cliente situado no oeste do Rio Grande do Sul classificado como rural tendo 12 unidades consumidoras sob gestão GEBRAS, sendo 11 com atividade de irrigação e 1 com atividade de secagem e armazenagem de grãos


Foi analisada a safra 2020/21 (maio/20 até abril/21) englobando 12 faturas de cada unidade, totalizando em 144 faturas. Segue abaixo os principais erros de faturamento encontrados:


Faturamento por média de forma indevido;

Ultrapassagem de demanda faturada indevidamente;

Demanda complementar faturada indevidamente;

Demanda complementar duplicada;

Demanda contratada errada;

Elevado faturamento em horário ponta;

Erro de medição por parte da distribuidora (não condizia com a operação da unidade);

TOI (Termo de Ocorrência e Irregularidade) emitido indevidamente;

Faturamento sem benefício irrigante;

Alíquota de ICMS aplicada indevidamente para a classe rural;

Entre outros.


Após identificados estes e outros erros de faturamento, a equipe GEBRAS solicitou reanálise destas faturas com todo embasamento teórico e técnico necessário. Para o cliente do exemplo acima, tivemos os seguintes resultados:


Faturas retificadas: 33 (22,91% das faturas recebidas);

Valor total evitado/recuperado: R$ 199.525,06, sendo 31% através de depósito bancários (valor recuperado), 63% através de créditos (valor recuperado) e 6% através de faturas retificadas antes do vencimento (valor evitado).

Representou 9,22% do custo total em energia elétrica deste cliente na safra 2020/21.


Desta forma concluímos que a auditoria de faturas, englobada na gestão de energia, tem grande importância e é imprescindível, principalmente em unidades rurais do Grupo A devido a alta quantidade e complexidade de regras.


¹A GEBRAS oferece aos seus clientes a instalação do SOLE, sistema próprio para acompanhamento do consumo de energia em tempo real! Ficou interessado? Para saber mais, clique aqui.


Linkedin: Pedro Valente de Mesquita




Ficou com dúvidas? Entre em contato com a nossa equipe através do e-mail, que teremos o prazer em saná-las. 





 
Mais News

A GEBRAS

O Grupo Energia do Brasil, atua há mais de uma década no mercado nacional, com excelência, comprometimento e credibilidade, disponibilizando sua expertise em soluções diferenciadas em Instalações & Utilidades, Projetos de Instalações, Gestão de Energia e Fontes Renováveis.

Endereço

Matriz
Av. São Francisco de Paula, 2764
CEP: 96080-730 - Pelotas/RS - Brasil
(53) 3028.2233
  • Chama no Whats
  • Newsletter GEBRAS