GESTÃO DE ENERGIA
Aplicada à Indústria Madeireira

21/12/2021 11:23:04

A indústria madeireira não para de crescer em todo país, assim como qualquer país em desenvolvimento que tem expansão urbana da área construída, junto à indústria da construção civil.

Indústrias com máquinas de grande porte como serras, fitas, destopadores, dogueiras, refiladores, gradeadores e túneis de secagem costumam ter cargas extremamente adversas e merece atenção particular a cada operação específica.

Você sabe quanta energia o pátio de toras ou a área de processamento da sua empresa consome? 

É fácil perceber que toda a preocupação com a operação conta com uma grande dificuldade para lidar com o controle de toda a energia elétrica consumida, o que não faz parte do produto da empresa.

Sem este controle as faturas de energia são determinadas apenas pelas distribuidoras, o que pode ser uma grande preocupação financeira.

E de fato é, já que através de pesquisa foi analisado que o custo com energia elétrica é o terceiro maior custo das indústrias, de acordo com a Confederação Nacional das Indústrias.


Alguns dos problemas que geravam custos extras desnecessários, e que puderam ser eliminados através de uma gestão de energia:

1. Energia reativa: 

As máquinas de uma madeireira geram energia reativa em muitas operações, devido pois operam à vazio, ou seja, sem gerar trabalho.

Isso causa congestionamento na rede da distribuidora, ocasionando cobranças

Mantê-lo controlado e zerado é totalmente possível, com um monitoramento e um banco de capacitores adequado.

2. Contrato de demanda mal dimensionado: 

Devido à falta de análise, muitas empresas têm contratos muito altos, pagando por algo que não utilizam, ou muito baixos, pagando multas estratosféricas. Um trabalho de monitoramento é essencial para um contrato de demanda bem ajustado

3. Modalidade tarifária:

Em relação aos horários de operação podem existir melhores enquadramentos de modalidades tarifárias, logo o ideal para esse cliente seria estar em uma modalidade azul, e não verde, com valores diferentes de demanda para horário de ponta e fora ponta.

Linkedin: Daniel Motta




Você não sabe se está com estes problemas? Este é o x da questão. Para saber como melhorar, é preciso entender a situação. Entre em contato conosco, com certeza podemos te ajudar.

Telefone: (53) 3028-2233    |     Email: Clique aqui



 
Mais News

A GEBRAS

O Grupo Energia do Brasil, atua há mais de uma década no mercado nacional, com excelência, comprometimento e credibilidade, disponibilizando sua expertise em soluções diferenciadas em Instalações & Utilidades, Projetos de Instalações, Gestão de Energia e Fontes Renováveis.

Endereço

Matriz
Av. São Francisco de Paula, 2764
CEP: 96080-730 - Pelotas/RS - Brasil
(53) 3028.2233
  • Chama no Whats
  • Newsletter GEBRAS