AMPLIAÇÃO DA ÁREA IRRIGADA NO BRASIL E O AUMENTO DA DEMANDA ENERGÉTICA

18/01/2022 09:42:23

Segundo dados do Atlas da Irrigação, o Brasil totalizou em fevereiro de 2021 um total de 8,2 milhões de hectares equipados para uso da irrigação. Além da atual área irrigada, existe a estimativa de que a área irrigada se amplie em mais 4,2 milhões de hectares até 2040.

Outro ponto de importância do Atlas da irrigação é o detalhamento dos 28 polos nacionais de agricultura irrigada, concentrando 50% a área irrigada, sendo estes polos divididos em três grandes grupos: Arroz irrigado, pivôs centrais e outras tipologias. 

A irrigação no Brasil vem crescendo em ritmo constante nas últimas décadas, mesmo em períodos economicamente instáveis. Diante disso, cabe salientar a importância dos pivôs centrais consolidarem-se como os principal sistema de irrigação brasileiro, superando a inundação, reconhecida na região sul pela sua utilização nas lavouras de arroz. Em 2020, 1,6 milhões de hectares foram irrigados com uso dos pivôs segundo dados da Embrapa.  

As áreas irrigadas no Brasil correspondem a menos de 20% de toda área cultivada e produzem mais de 40% dos alimentos, fibras e cultivos bioenergéticos, garantindo segurança na produção, reduzindo a dependência das variáveis climatológicas. 

Toda esta expansão da área irrigada, assim como seus benefícios são inegavelmente um grande avanço para a agricultura brasileira, entretanto para atendimento de toda essa demanda tanto energética quando hídrica, é necessária a ampliação de toda cadeia de abastecimento para funcionamento dos pivôs, sendo além da água a energia elétrica um insumo importantíssimo para a segurança do funcionamento dos sistemas de irrigação. 

A ampliação do consumo energético vem trazendo à tona diversos problemas na cadeia de abastecimento energético, sendo os principais pontos o aumento da demanda energética em áreas afastadas e os indicadores deficitários da qualidade de energia, que demandam trabalho conjunto dos projetistas com as concessionárias, sendo elas as responsáveis pelo atendimento com confiabilidade, permitindo assim os empreendedores do agronegócio realizarem seus investimentos com segurança.

 A GEBRAS é uma empresa consolidada na engenharia elétrica, que possui experiência e conhece os principais gargalos para atendimento dos sistemas de irrigação, sendo os principais deles:

Dimensionamento economicamente eficiente das subestações rebaixadoras;

Confiabilidade dos circuitos de alimentação, com condutores e proteções devidamente especificados;

Dimensionamento dos mecanismos de partida dos motores elétricos seguindo as normas vigentes, pensando na confiabilidade e vida útil do sistema;

Possibilidade de conexão de grupo gerador a unidade, garantindo a utilidade do sistema em períodos de falta de energia.



Autor:

Linkedin: Henrique Alves



A GEBRAS é uma empresa que presta diversos serviços de gestão energética, soluções em eficiência e em geração distribuída (fotovoltaica), que pode ajudar você ou a sua empresa a contornar esta crise energética da maneira menos impactante possível. 

Entre em contato com nosso setor comercial para mais informações.


 
Mais News

A GEBRAS

O Grupo Energia do Brasil, atua há mais de uma década no mercado nacional, com excelência, comprometimento e credibilidade, disponibilizando sua expertise em soluções diferenciadas em Instalações & Utilidades, Projetos de Instalações, Gestão de Energia e Fontes Renováveis.

Endereço

Matriz
Av. São Francisco de Paula, 2764
CEP: 96080-730 - Pelotas/RS - Brasil
(53) 3028.2233
  • Chama no Whats
  • Newsletter GEBRAS