Queda de Tensão dos Condutores

01/02/2022 10:01:39

Seguidamente, na hora de dimensionarmos condutores para determinado circuito elétrico, nos deparamos com a queda de tensão

A queda de tensão nada mais é, do que a parcela de elétrons que é absorvida pelo próprio condutor no trajeto, o que ocorre devido ao aumento da resistência para que se possa fazer condutores maiores percorrerem distâncias maiores.

Percebe-se inúmeras vezes a presença de transformadores reguladores de tensão em trechos longos, com o intuito de normalizarem este valor de tensão.



Às vezes, em nossas residências percebemos que a iluminação perde sua intensidade e fica cada vez mais fraca, o que se deve a uma queda de tensão

Embora nas cidades soframos com este transtorno, para os moradores do meio rural este efeito pode ocorrer ainda com mais frequência durante as safras da agricultura, fazendo com que seus equipamentos não liguem ou sejam danificados.

Isso obriga a concessionária de energia a fazer mudanças nos taps do transformador (regulagem dos valores de tensão) para o correto abastecimento de energia e evitar perdas de equipamentos e produtos.

Assim, quando for preciso dimensionar um condutor para um determinado circuito e necessidade, é imprescindível contratar um responsável técnico capacitado, para que realize o procedimento corretamente a fim de evitar possíveis quedas de tensão.

Autor:

Linkedin: Pedro Scherdien  





Precisa de um orçamento? Entre em contato!
Telefone: (53) 3028-2233 | E-mail: Clique aqui




 
Mais News

A GEBRAS

O Grupo Energia do Brasil, atua há mais de uma década no mercado nacional, com excelência, comprometimento e credibilidade, disponibilizando sua expertise em soluções diferenciadas em Instalações & Utilidades, Projetos de Instalações, Gestão de Energia e Fontes Renováveis.

Endereço

Matriz
Av. São Francisco de Paula, 2764
CEP: 96080-730 - Pelotas/RS - Brasil
(53) 3028.2233
  • Chama no Whats
  • Newsletter GEBRAS