A importância do PPCI

15/02/2022 10:06:08

Quando ouvimos a palavra tragédia logo nos vem à cabeça incêndios, para nós aqui do Rio Grande do Sul principalmente, depois da tragédia da boate Kiss, em Santa Maria.

Sabemos de tal gravidade do acidente e também que pode vir acontecer novamente se não feito o plano de prevenção e proteção de combate a incêndio, conhecido como PPCI, sendo vigente pela a NR- 23 que não visa, necessariamente, impedir ou identificar a causa de um incêndio, mas sim proteger contra sua ação e combatê-lo.

Na norma, diz que todos os locais de trabalho devem fazer o PPCI para que se mantenha a segurança e o bom funcionamento deste ambiente. O que significa que estes devem conter saídas suficientes para a rápida retirada do pessoal em serviço, em caso de incêndio equipamento suficiente para combater o fogo em seu início, pessoas treinadas corretamente para o uso desses equipamentos.

A proteção aumenta ainda mais quando a NR-23 é utilizada em conjunto com outras normas que dizem respeito a rotas de fuga, hidrantes, extintores, entre outras propriedades que ajudam no combate a incêndios. Vale ressaltar que as empresas de todos os portes devem observar o cumprimento da norma, ou estarão sujeitas a multas e penalizações nas disposições legais.



O profissional habilitado para elaborar o PPCI vai adotar e implantar as medidas de segurança necessárias para a prevenção de incêndios. As medidas serão analisadas pelo Corpo de Bombeiros e após a aprovação do plano o órgão responsável irá realizar a fiscalização através de uma vistoria onde será verificado se as instalações estão de acordo com o plano aprovado. Os bombeiros irão averiguar o PPCI e poderão exigir novas medidas de segurança, além de poderem determinar um período para que as mesmas sejam executadas.

Abaixo estão listadas algumas das normas mais importantes para observação junto à NR-23:

NBR 9077 saídas de emergência;
NBR 11742 portas corta-fogo;
NBR 13714 hidrantes ou mangotinhos;
NBR 10897 chuveiros automáticos;
NBRs 12683, 15808 e 15809, que tratarão especificamente dos extintores, sua obrigatoriedade, quantidade, tipo, modo de instalação e também de utilização e manutenção destes objetos.


Linkedin:  Julia Kroning 

Fonte/Referências: Guia trabalhista



A GEBRAS atua há mais de 15 anos com expertise em soluções de Engenharia de Instalações e Utilidades, Projetos de Instalações, Fontes Renováveis e Gestão de Energia.

Precisa de um orçamento? Entre em contato!
Telefone: (53) 3028-2233 | E-mail: Clique aqui


 
Mais News

A GEBRAS

O Grupo Energia do Brasil, atua há mais de uma década no mercado nacional, com excelência, comprometimento e credibilidade, disponibilizando sua expertise em soluções diferenciadas em Instalações & Utilidades, Projetos de Instalações, Gestão de Energia e Fontes Renováveis.

Endereço

Matriz
Av. São Francisco de Paula, 2764
CEP: 96080-730 - Pelotas/RS - Brasil
(53) 3028.2233
  • Chama no Whats
  • Newsletter GEBRAS