A migração para o Mercado Livre de Energia traz diversos benefícios, como a economia na compra de energia, a previsibilidade de gastos e a liberdade de poder escolher de quem adquirir energia.
A demanda mínima a ser contratada para ingressar no mercado livre atualmente é de 0,5MW (500kW). Para atingir esta demanda mínima, é possível reunir diversas unidades de um mesmo CNPJ, ou empresas que estejam em áreas contíguas (sem haver separação por vias públicas).
Os consumidores que contratam entre 0,5MW (500kW) e 1MW (1000kW) são classificados como especiais, e podem somente contratar energia de fontes incentivadas, que são geradas a partir de fontes de energia renováveis.
As fontes de energia renováveis são aquelas que não se esgotam pelo seu uso.
São exemplos de fontes incentivadas: energia eólica, energia solar (fotovoltaica), a energia gerada em pequenas centrais hidrelétricas (PCHs), entre outras.
Além disso, as fontes incentivadas apresentam um desconto na Tarifa de Uso do Sistema de Distribuição (TUSD), que varia de 50% até 100%.
Desta forma, a contratação no ambiente livre possui também o bônus da sustentabilidade, ao incentivar a compra de energia de fontes limpas.
Autor(a):
Linkedin: Louise Hoss
A GEBRAS possui um time de especialistas em processos de migração e acompanhamento de cliente no Mercado livre. Consulte nosso setor comercial!
Telefone: (53) 3028-2233 | E-mail: Clique aqui