Mapa de Risco

01/03/2022 09:47:55

Instrumento de segurança do trabalho, o mapa de risco tem a função de conscientizar e informar os colaboradores e visitantes sobre os tipos de riscos ocupacionais existentes em cada local de trabalho.

Sua representação é de forma gráfica, em planta baixa, para sua implementação é importante fazer um layout do reconhecimento de todos os ambientes de trabalho, saber como é feito a execução, listar todos os materiais, ferramentas, equipamentos e utensílios utilizados nas tarefas realizadas. De modo, a facilitar a elaboração do mapa. A representação dos riscos ocupacionais é distribuída em grupos de fatores de risco em diferentes formatos e cores

São utilizados círculos de diferentes tamanhos que representam o grau de risco, que varia em três intensidades: Pequeno, Médio e Grande.

Já a cor indica a natureza do risco, que pode ser:

Verde – Riscos Físicos
Vermelho – Riscos Químicos
Marrom – Riscos Biológicos
Amarelo – Riscos Ergonômicos
Azul – Riscos de Acidentes

É importante o mapa de risco possuir uma legenda de fácil entendimento e ser fixado em local visível em cada departamento.

Além de ser uma ferramenta que reduz a ocorrência e a intensidade de desastres, o mapa também serve para minimizar acidentes e proteger a saúde e o bem-estar de todas as pessoas.


Autor:
LinkedIn: Renata Oliveira



Conheça mais sobre a GEBRAS e suas áreas de atuação: www.gebras.com
Dúvidas? Entre em contato:
Telefone: (53) 3028 - 2233
E-mail: clique aqui


 
Mais News

A GEBRAS

O Grupo Energia do Brasil, atua há mais de uma década no mercado nacional, com excelência, comprometimento e credibilidade, disponibilizando sua expertise em soluções diferenciadas em Instalações & Utilidades, Projetos de Instalações, Gestão de Energia e Fontes Renováveis.

Endereço

Matriz
Av. São Francisco de Paula, 2764
CEP: 96080-730 - Pelotas/RS - Brasil
(53) 3028.2233
  • Chama no Whats
  • Newsletter GEBRAS