Um erro muito frequente ao realizar um projeto de geração fotovoltaica é não considerar as áreas de sombra dos locais onde serão instalados os módulos fotovoltaicos. As sombras podem ser causadas por árvores, chaminés, caixas de água e até mesmo por prédios vizinhos, e resultam em sérios problemas na geração como a redução da energia gerada e o surgimento de pontos quentes na instalação.
Para reduzir ou em muitos casos eliminar estes efeitos causados pelas sombras um estudo de Sombreamento deve ser feito antes de iniciar o projeto.
Esse estudo consiste em observar a área de instalação dos módulos e simular as possíveis sombras no local. Primeiramente, deve-se identificar os obstáculos da área que possam gerar sombras e medi-los.
Com as medidas em mão, o próximo passo é desenhar a área destinada a instalação em um software próprio para a criação e desenvolvimento de modelos 3D, colocando os obstáculos cenas suas medidas reais. Por último deve- se posicionar o desenho em sua localização real em relação aos pontos cardeais da rosa dos ventos, para que as sombras sejam simuladas de forma fiel com as sombras reais.
Utilizando a ferramenta do observador do software de desenvolvimento 3D é possível projetar no desenho a incidência dos raios solares de diferentes horários do dia e de diversas épocas do ano. Assim, são analisadas as sombras que se formam durante o dia, e uma vez identificadas, estas sombras são destacadas em planta como áreas a serem evitadas.
Após concluir estas etapas do estudo de Sombreamento o projeto fotovoltaico poderá ser realizado garantindo a melhor geração possível e uma maior vida útil dos módulos e da instalação.
Autor:
LinkedIn: Vinicius Jurgina Mendes
A GEBRAS atua na confecção e execução de projetos de sistemas de geração de energia solar, com experiência em sistemas de médio e grande portes, em caso de interesse entre em contato.
Email: Clique Aqui | Tel: (53) 3028-2233