MODALIDADE TARIFARIA

24/05/2022 11:47:28

É o conjunto de tarifas aplicáveis sobre o consumo de energia elétrica e demanda. As modalidades tarifarias são regulamentadas pela ANEEL de acordo com o consumo e demanda da unidade consumidora.

Sobre as Grandezas:

Consumo: Representa a quantidade de energia elétrica utilizada, ou seja, consumida num determinado período. Este pode variar conforme a potência dos equipamentos e a quantidade de minutos ou horas durante as quais permanecem ligados.

Demanda: Representa a quantidade de potência em kW que um determinado equipamento necessita da rede elétrica para funcionar.

Sobre os Grupos:

Grupo A: são os atendidos em média ou alta tensão (acima de 2,3 kV). Normalmente são empresas de médio ou grande porte como indústrias, hospitais, shoppings etc.

Grupo B: são os consumidores atendidos em baixa tensão (abaixo de 2,3 kV). É nesse grupo que as nossas residências se encontram.

Para os consumidores do grupo A as tarifas são dividias em:
São consumidores faturados por demanda e consumo.

Verde: modalidade Verde é caracterizada por duas tarifas de consumo, ponta e fora ponta e uma para demanda. Essa modalidade é normalmente utilizada em empresas que não precisam operar no horário ponta (18:00 as 21h) pois nesse horário a tarifa para o consumo de energia fica mais cara devido ao grande número de cargas ligadas.

Azul: a modalidade Azul é caracterizada por duas tarifas de consumo, ponta e fora ponta e duas para demanda, ponta e fora ponta. Essa modalidade é normalmente utilizada em empresas que não podem parar seu funcionamento no horário ponta. Diferente da modalidade verde, a tarifa no horário ponta se torna mais barata.

Para os consumidores do grupo B as tarifas são dividias em:
São consumidores faturados apenas pelo consumo.

Tarifa Branca: É caracterizada por três tarifas 
Ponta: tarifa mais elevada;
Intermediário: tarifa de valor intermediário;
Fora Ponta: tarifa de valor menor.


Convencional monômio: essa modalidade tem somente uma tarifa, independente do horário de funcionamento.







Autor: Gabriel Nobre | Analista Jr de Gestão de Energia

 
Mais News

A GEBRAS

O Grupo Energia do Brasil, atua há mais de uma década no mercado nacional, com excelência, comprometimento e credibilidade, disponibilizando sua expertise em soluções diferenciadas em Instalações & Utilidades, Projetos de Instalações, Gestão de Energia e Fontes Renováveis.

Endereço

Matriz
Av. São Francisco de Paula, 2764
CEP: 96080-730 - Pelotas/RS - Brasil
(53) 3028.2233
  • Chama no Whats
  • Newsletter GEBRAS