O que são os Certificados de Energia Renovável?

14/06/2022 11:42:11

Grandes empresas investem cada vez mais em fontes de energia limpa pensando em reduzir as emissões de dióxido de carbono (CO2) geradas pela produção de energia elétrica, que é uma das principais fontes de Gases de Efeito Estufa (GEE).

Além da opção de ter a própria usina de energia renovável, as empresas podem receber energia da forma tradicional e adquirir o volume de energia equivalente ao consumo através de Certificados de Energia Renovável, os chamados RECs. Cada Certificado de Energia Renovável equivale a 1 MWh de energia gerada e injetada no sistema elétrico num determinado período.

Ao comprar RECs, as empresas continuam sendo abastecidas com a energia da rede local, que é um “mix” de fontes renováveis e não renováveis. Em troca, elas estão investindo na geração da mesma quantidade consumida em energia limpa, ou seja, se apropriam somente da parte renovável que é colocada no Sistema Interligado Nacional (SIN).

As fontes de energia renováveis são aquelas que não se esgotam pelo seu uso, por exemplo, energia eólica, solar (fotovoltaica), energia gerada em pequenas centrais hidrelétricas (PCHs), biomassa, entre outras.






O Instituto Totum é o órgão que coordena o Programa de Certificação de Energia Renovável e é o emitente brasileiro dos RECs. O Programa tem a participação da Associação Brasileira de Geração de Energia Limpa (Abragel), Associação Brasileira de Energia Eólica (Abeeólica) e Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE). O diretor do Instituto Totum, Fernando Giachini Lopes, afirma que “com as RECs as empresas podem garantir 100% de energia renovável para seu uso sem ter de investir, elas próprias, em geração”.

O Programa de Certificação de Energia Renovável no Brasil utiliza a plataforma de registro e emissão de RECs do International REC Standard, conhecido como I-REC. Isso garante que os RECs emitidos no Brasil seguem os mesmos padrões dos RECs emitidos em outras regiões do mundo.

Além disso, o Programa Brasileiro de Certificação de Energia Renovável fornece, para empreendimentos de geração de energia com níveis diferenciados de sustentabilidade, a chancela REC Brazil. A chancela REC Brazil, colocada sobre RECs emitidos na plataforma I-REC, fornece garantia ao cliente de que a usina atende a critérios de adicionalidade, sustentabilidade nos aspectos sociais, ambientais e relação com a comunidade, assim como agregação de todos os atributos ambientais. Os requisitos para a certificação REC Brazil são indexados pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. O critério para Certificação é o atendimento comprovado a pelo menos cinco dos dezessete ODS da ONU.






Os benefícios dos Certificado de Energia Renovável podem ser listados como:

·        Certificação global, auditada e segura;

·        Zera emissões de CO2 atreladas ao consumo de energia;

·        Incentivo a uma matriz energética mais limpa.

 

Para saber mais, acesse o site do Instituto Totum (https://www.institutototum.com.br/).

 

Fontes: Instituto Totum, Abragel.







Autor: Jéssica Bonow Hinterholz | Analista de Gestão de Energia

LinkedIn: Jéssica Bonow Hinterholz

 
Mais News

A GEBRAS

O Grupo Energia do Brasil, atua há mais de uma década no mercado nacional, com excelência, comprometimento e credibilidade, disponibilizando sua expertise em soluções diferenciadas em Instalações & Utilidades, Projetos de Instalações, Gestão de Energia e Fontes Renováveis.

Endereço

Matriz
Av. São Francisco de Paula, 2764
CEP: 96080-730 - Pelotas/RS - Brasil
(53) 3028.2233
  • Chama no Whats
  • Newsletter GEBRAS