Reaproveitamento de Águas Pluviais: Usos e Benefícios

21/06/2022 11:08:24

Ao decorrer dos anos, percebemos a grande necessidade da preocupação e preservação de um dos recursos mais importantes do planeta, a água, que tem se tornado cada vez mais escassa devido aos processos de urbanização, desperdício, mudanças climáticas, etc.

A partir disso é possível apontar os sistemas de reaproveitamento de águas pluviais, como uma solução para tal problemática que têm se agravado constantemente.

O reaproveitamento de águas pluviais consiste na utilização de elementos construtivos e sistemas hidráulicos para realizar a captação das águas da chuva. Mais precisamente, as águas são captadas pela cobertura das edificações e direcionadas para um sistema de tubos e conexões, que ao invés de mandar a água para as redes de esgoto, direciona para reservatórios específicos com finalidade não potável.

Para a realização deste sistema, deve-se utilizar a ABNT NBR15527 DE 04/2019, que determina e normatiza os requisitos para o aproveitamento de água de chuva de coberturas para fins não potáveis.

Pode abranger diversas finalidades, como alimentar sistemas de irrigação, torneiras de jardim, lavagem de veículos e calçadas, entre outras tantas. Nas edificações unifamiliares e multifamiliares, o sistema pode ser utilizado como alimentador da descarga das bacias sanitárias reduzindo consideravelmente o custo com este recurso.

Dentre os principais benefícios, podemos destacar a redução de custos com o fornecimento de água da rede pública, o uso consciente e ecológico da água, evita o consumo de água potável em atividades onde não se faz necessário e se torna uma ótima alternativa em períodos de escassez de água.

A curto prazo, o investimento em um sistema de reaproveitamento de águas pluviais pode ser claramente perceptível, influenciando diretamente e positivamente nos recursos financeiros de quem o escolhe, ainda a longo prazo, se torna uma escolha que visa a sustentabilidade, preservação do meio ambiente e dos recursos hídricos que dispomos em nosso planeta.





Autor: Emmanuel Silva

 
Mais News

A GEBRAS

O Grupo Energia do Brasil, atua há mais de uma década no mercado nacional, com excelência, comprometimento e credibilidade, disponibilizando sua expertise em soluções diferenciadas em Instalações & Utilidades, Projetos de Instalações, Gestão de Energia e Fontes Renováveis.

Endereço

Matriz
Av. São Francisco de Paula, 2764
CEP: 96080-730 - Pelotas/RS - Brasil
(53) 3028.2233
  • Chama no Whats
  • Newsletter GEBRAS