A Transição Energética | Fóssil - Verde | Fracassou?

22/06/2022 15:13:35

O retorno da geração por matrizes “não verdes” na Europa, tais como a Carvão e Nucleares, somado a impactante inflação dos combustíveis derivados de petróleo que tem assombrado as cadeias econômicas em todo o mundo, criaram bases para vídeos, artigos e matérias jornalísticas que perguntam: A Transição Energética Fracassou?

Acho válida a reflexão, ainda que pense o termo fracasso ser pesado, servindo apenas para exposição jornalística...

1. Considero a transição energética um caminho natural, racional e sem volta, que vai levar tempo. Não será do dia pra noite por ruptura ou por discursos ambientalistas;

2. Até lá, parece-me precipitado e estrategicamente equivocado abandonar as atuais fontes energéticas, até aqui consolidadas e firmes, quaisquer sejam, que possibilitam uma matriz sólida e segura, dando tempo ao desenvolvimento para a transição energética à essa nova matriz verde;

3. Nesse sentido, é um erro criar um discurso e ampliar uma retórica que se oponha as atuais fontes de uma maneira tão acintosa como os governos têm feito. Esse movimento governamental coloca a sociedade avessa ao modelo atual, sem uma solução pronta, o que por óbvio reflete também nos mercados produtores e investidores, que não se predispõem mais a investir e ampliar essa matriz consolidada enquanto a nova se desenvolve.

4. Essa redução do mercado produtivo, adicionado à especulação, aos impactos de uma guerra na Europa, aos reflexos das restrições produtivas na pandemia, conduzem a atual situação de escassez de oferta em um momento que o globo demanda a matriz vigente com ampla escala, sem a estrutura pronta da nova matriz verde. Resultado: inflação de preços no mercado energético;

5. Penso que a solução mais proveitosa seria dar sinal claro aos produtores da atual matriz que a mesma é necessária, e assim será nos próximos 20 anos, criando um ambiente econômico e com segurança jurídica para essas operações, sem mazelas políticas e ambientais que interfiram negativamente, mas já sinalizando a futura migração de matriz, de uma forma orgânica e sustentável do ponto de vista econômico;

6. Paralelamente, seguir investimento pesado privado no desenvolvimento da nova matriz verde até que ela se consolide, com o setor público colaborando com políticas nesse sentido, de tal forma a uma transição segura da matriz energética.


Estruturas econômicas de alta complexidade não podem se curvas a discursos levianos. Pensar que a alteração de uma matriz energética secular, interligada na base de todas as cadeias produtivas, possa ser feita apenas por microfone, passeata, redes sociais e manifestações, é desdenhar de toda uma organização de produção e desenvolvimento criada ao longo dos anos.

Há melhores formas de se fazer essa transição energética, que queiramos ou não, vai ocorrer, e passará por ações estratégicas dos governos em parceria com o setor privado e a sociedade civil, com um olhar sempre atento a sustentabilidade econômica desses movimentos.






Autor: Fabricio do Amaral Iribarrem
Eng. Eletricista e Advogado
Diretor Comercial GEBRAS

 
Mais News

A GEBRAS

O Grupo Energia do Brasil, atua há mais de uma década no mercado nacional, com excelência, comprometimento e credibilidade, disponibilizando sua expertise em soluções diferenciadas em Instalações & Utilidades, Projetos de Instalações, Gestão de Energia e Fontes Renováveis.

Endereço

Matriz
Av. São Francisco de Paula, 2764
CEP: 96080-730 - Pelotas/RS - Brasil
(53) 3028.2233
  • Chama no Whats
  • Newsletter GEBRAS