A energia solar fotovoltaica e seus inúmeros benefícios para a rede elétrica

30/06/2022 16:13:54

Campanha do Conselho Solar Global – Global Solar Council (GSC):



CAPÍTULO 2 – Benefícios para a rede


A criação de um futuro sustentável somente é possível por meio do desenvolvimento de comunidades autossuficientes, ambientalmente conscientes e inclusivas. É necessário mudar o sistema historicamente baseado na geração centralizada de energia para um modelo com maior participação de soluções descentralizadas e distribuídas, nas quais a energia é gerada perto de onde é consumida. Nesse sentido, as fontes de energia renováveis, em particular a solar, são as principais facilitadoras dessa mudança.


A energia solar é uma das fontes de energia mais limpas que temos e está disponível em todos os lugares. A energia solar que atinge a Terra todos os dias é superior ao consumo anual do mundo inteiro. Graças aos avanços tecnológicos, temos maneiras cada vez mais eficientes de aproveitar a energia do sol e fornecer eletricidade limpa para residências, empresas, indústrias, prédios públicos e comerciais e muito mais.


Ao longo da transição energética sustentável, confirmamos que a energia solar proporciona economia e agrega benefícios para a saúde das pessoas. Mas você sabia que ela também pode beneficiar, em grande parte, a rede elétrica?


Aliviando as redes de distribuição de energia elétrica


O uso de unidades de geração própria de energia elétrica, como módulos fotovoltaicos e recursos de armazenamento, mesmo em pequena escala, contribuem para reduzir o congestionamento das redes de distribuição e transmissão, além de suavizar a curva de demanda desses sistemas. Ao invés de usar fontes tradicionais de energia, é possível aproveitar a irradiação solar para gerar a própria energia. É importante que os projetos fotovoltaicos para geração própria sejam dimensionados de acordo com a demanda que precisam atender, a fim de minimizar o excesso de energia a ser injetado na rede elétrica e reduzir eventuais investimentos em armazenamento. Além disso, como a energia é produzida no local, há menos necessidade de se canalizar a energia ao longo das linhas de transmissão, o que aliviaria a sobrecarga na rede, reduzindo a necessidade de investimentos nas redes de transmissão, evitando perdas ao longo do caminho percorrido pela energia e gerando economias significativas.


Reduzindo as perdas de energia


Você sabia que a perda de energia custa bilhões de reais todos os anos? Em geral, perdemos mais de 15% de toda a eletricidade gerada por meio de transmissão e distribuição na rede e essa é uma quantidade enorme de energia.


A geração própria de energia solar contribui para endereçar adequadamente essa questão. Uma vez que os sistemas fotovoltaicos geram eletricidade limpa e renovável no local ou muito perto de onde ocorre o consumo, são reduzidas as quantidades de energia que precisam ser injetadas nas redes de transmissão e distribuição. Desse modo, há diminuição e controle das perdas elétricas.


Reduzindo os custos de eletricidade


A energia solar reduz a necessidade de investimentos em melhorias e manutenções das redes. A redução dos picos de demanda, menor perda de energia e sobrecarga mínima das redes elétricas deslocam os cronogramas de investimentos, adiando as necessidades de reforços, melhorias e manutenções da infraestrutura. Com isso, as concessionárias podem distribuir os investimentos ao longo do tempo, economizar nas despesas de manutenção e diminuir os custos operacionais, apenas investindo em novos e mais modernos sistemas de balanceamento de rede que levam em consideração a presença de sistemas de geração distribuída e armazenamento. Esta é uma boa notícia para os consumidores de eletricidade, já que as concessionárias repassam essas despesas nas tarifas.


Na verdade, as tarifas de energia não cobram dos consumidores apenas a eletricidade que consomem, mas também os valores relacionados aos custos para levar essa energia às residências e estabelecimentos. Quando a geração própria de energia solar é utilizada, os consumidores ajudam a reduzir o fluxo da eletricidade nas redes de transmissão e distribuição, consequentemente reduzindo a conta de energia elétrica de todos os consumidores.


Além disso, o menor custo marginal de geração própria de energia solar ajuda a reduzir o custo do pico de demanda de energia, influenciando o custo médio da eletricidade.


Melhorando a segurança energética e a resiliência da rede


A geração própria de energia solar torna a rede menos vulnerável a interrupções causadas por quedas de energia, eventos climáticos e conflitos. Uma rede com alta capacidade de geração de energia solar e que utilize recursos de armazenamento, é capaz de multiplicar centros de fornecimento de energia elétrica, criando microrredes espalhadas. Isso fortalece a rede e a protege em casos de sobrecargas ou desastres.


Além disso, devido à descentralização da rede, é possível reduzir as áreas afetadas em casos de apagões. Ao gerar energia perto de onde é consumida, também reduzimos possíveis problemas em linhas de transmissão mais longas, com a rede elétrica cada vez mais focada em fornecer energia de backup e canalizar o excesso de energia.


Promovendo a eletrificação geral


A economia global está em transição para a eletrificação de todos os setores, o que, juntamente com padrões de vida mais elevados, resultará em maior demanda de energia elétrica. As energias renováveis e a eficiência energética ajudarão a atender à essa demanda, controlando o consumo. A geração própria de energia proporciona redução dos investimentos necessários nas redes de transmissão e distribuição, viabilizando mais investimentos em tecnologias de habitações inteligentes e eficiência energética com benefícios diretamente percebidos por toda a sociedade.


A geração própria de energia solar fotovoltaica, com sua característica descentralizada, também impulsiona o desenvolvimento de redes inteligentes e a integração da mobilidade elétrica. Além disso, as baterias dos veículos elétricos e os sistemas de armazenamento de energia elétrica, juntamente com a geração própria de energia, são capazes de prestar serviços necessários à rede elétrica, aumentando sua estabilidade.


Acelerando a transição nos países em desenvolvimento


A demanda por energia inevitavelmente aumenta junto com o desenvolvimento econômico, a ponto de demandar grandes investimentos para melhoria das redes elétricas. A geração própria de energia solar fotovoltaica ajuda a atender a demanda energética local, implicando em menores investimentos nas linhas de transmissão e na rede em geral. Esse fenômeno tem enorme impacto em países com desenvolvimento acelerado, onde ainda é comum encontrar regiões em que a rede elétrica está ausente ou é fraca e as distâncias são muito grandes, de modo que se torna antieconômico estender ou melhorar essas estruturas desatualizadas. Nessas situações, seria mais fácil criar redes inteligentes e microrredes – e até mesmo sistemas fora da rede – projetados especificamente para energias renováveis e autoconsumo. Aproveitar a economia gerada pela redução das necessidades de investimentos em transmissão e distribuição de energia elétrica permite um salto tecnológico direcionado para as redes inteligentes com maior participação da geração própria de energia solar fotovoltaica, mais acesso à energia e maior resiliência geral.



Saiba mais sobre a campanha do GSC

 
Mais News

A GEBRAS

O Grupo Energia do Brasil, atua há mais de uma década no mercado nacional, com excelência, comprometimento e credibilidade, disponibilizando sua expertise em soluções diferenciadas em Instalações & Utilidades, Projetos de Instalações, Gestão de Energia e Fontes Renováveis.

Endereço

Matriz
Av. São Francisco de Paula, 2764
CEP: 96080-730 - Pelotas/RS - Brasil
(53) 3028.2233
  • Chama no Whats
  • Newsletter GEBRAS