Como é feita a manutenção de um sistema fotovoltaico?
Figura 1: Manutenção de Sistemas Fotovoltaicos.
FONTE: Liberty, 2021
Apesar de pouco citada, a manutenção de painéis e sistemas fotovoltaicos, executada de maneira ocasional, é de suma importância para a geração de energia sem maiores preocupações. A realização da manutenção dos painéis é fundamental para garantir um bom funcionamento e vida útil dos equipamentos, além disso, contribui também para o aumento da produtividade, melhorar a qualidade, mantendo a boa qualidade do equipamento, evitando a reposições de peças, assim, reduzindo os custos a longo prazo.
A manutenção de Sistemas Fotovoltaicos não implica um elevado orçamento, além disso, é recomendada a execução da manutenção pelo menos 2 vezes ao ano, podendo variar a frequência, dependendo da localização geográfica, incidência de chuvas e tempestades, podendo ocorrer o excesso de galhos e folhas, bem como excesso de poeira, podendo alternar a ocorrência das manutenções a cada 4 meses.
Quando se falamos em manutenção de Sistemas Fotovoltaicos e painéis solares, também é divido em três tipos: Manutenção preventiva, manutenção preditiva e manutenção corretiva.
Manutenção Preventiva:
O principal objetivo da manutenção preventiva é monitorar o funcionamento do sistema e detectar quaisquer alterações que possam indicar um problema. Dessa forma, A inspeção pode encontrar a origem do erro antes que ele chegue ao ponto em que o sistema pare de funcionar. Manter os painéis fotovoltaicos limpos e sem impedimentos, é o primeiro passo para evitar maiores problemas, desse modo, a limpeza deve ser feita com água, detergente neutro e uma esponja macia ou um pano limpo. Não é indicado o uso de produtos químicos, como cloro ou álcool.
Figura 2: Limpeza de painéis.
FONTE: PortalSolar, 2022.
Manutenção Preditiva:
A manutenção preditiva inclui inspeções visuais regulares dos painéis solares para investigar possíveis riscos, arranhões, rachaduras, manchas, sinais de quebra ou qualquer outro dano que possa afetar a captação e produção de energia solar. É de suma importância acompanhar os níveis da geração de energia do sistema para evidenciar possíveis alterações de potência. Caso haja indicações de oscilações consideráveis no rendimento dos painéis, é necessário chamar a assistência técnica especializada.
Manutenção Corretiva:
A manutenção corretiva é necessária, quando, mesmo depois da inspeção visual e da limpeza das placas, o sistema fotovoltaico apresenta rendimento abaixo da média ou para corrigir algum problema encontrado no sistema de energia solar, acionando uma empresa especializada para realizar o diagnóstico e reparo do problema.
A manutenção de sistema solar fotovoltaico é eventual e muito simples de ser realizada. Assim, os usuários têm autonomia de uso por longos períodos sem precisar se preocupar com necessidade de reinvestimentos no sistema.
Referências bibliográficas:
https://www.solarvoltenergia.com.br/blog/aprenda-a-realizar-a-manutencao-de-sistemas-solares-fotovoltaicos/#:~:text=%C3%89%20recomend%C3%A1vel%20limpar%20os%20m%C3%B3dulos,podem%20exigir%20limpeza%20mais%20frequente.
https://www.portalsolar.com.br/tudo-sobre-a-manutencao-do-painel-solar
https://www.aldo.com.br/blog/manutencao-de-sistema-de-energia-solar-como-otimizar-esse-servico/
https://insolenergia.com.br/blog/conheca-os-diferentes-tipos-de-manutencao-em-sistemas-fotovoltaicos-
https://www.libertyenergia.eco.br/quanto-custa-a-manutencao-em-energia-solar/
Autor: Raquel Teixeira | Projetista