Soluções de Eficiência Energética em Climatização

16/06/2021 00:00:00




Conforto térmico é um dos critérios compreendidos na NR 17, que estabelece os parâmetros legais ergonômicos. Dentre os principais equipamentos empregados para conforto térmico está o ar condicionado, que pode representar entre 30% e 60% do consumo final de energia em empresas. Logo, o estudo de redução de consumo de energia deste equipamento torna-se importante.

Como são equipamentos que possuem uma vida útil longa, usualmente não é feita manutenção preventiva e aplicações em automação, restringindo-se à manutenções quando há falhas e, devido ao rápido avanço em tecnologias. Geralmente, isso ocorre depois que não há mais peças para reposição e já existem tecnologias com muito mais eficiência.

Aplicando alguns conceitos de eficiência energética, com implementação de automação e inversores neste equipamento, podemos ter benefícios como: redução de consumo e uso racional de energia, redução de emissões de CO2, aumento da disponibilidade e assim redução de custos com manutenção e reposição de peças.

Algumas das principais soluções e projetos identificados para otimizações em climatização, são:

Retrofit: Define-se pela substituição de equipamentos por modelos mais eficientes através de escolha do melhor custo x benefício;

Adequação da carga térmica: Avaliar se a carga térmica se mantém e se é necessário substituir algum equipamento;

Redesign do sistema: Identificar se realmente está tudo adequado, por exemplo, se uma casa de máquinas estiver velha e fora dos padrões seria a construção de uma nova casa de máquinas.

Retrocomissionamento: Avaliar toda a instalação para apontar onde podem ser realizadas modificações, como pode-se tornar a planta mais eficiente.

Automação: Verificar se há automação ou se a mesma está operando conforme o esperado.

Ainda, é importante ressaltar as três principais tendências de soluções de eficiência, sendo elas:

Cold as a service: Consiste em comprar o ativo do cliente, onde a responsabilidade com a substituição de equipamentos, novas tecnologias e atualizações e monitoramento constante do sistema passa a ser da empresa contratada. Sendo que assim, o cliente não se preocupa mais com esse fator.

Inteligência Artificial: Faz o controle não mais mensal, mas diário por horário, tornando-se possível controlar qualquer mudança no momento que ocorre evitando assim multas e a perda da eficiência.

Otimização em tempo real: Permitindo visualizar as ocorrências, otimizar em um curto período de tempo, e assim tornar todo o processo muito mais eficiente.



A GEBRAS trabalha ativamente em ações que visem a redução de custos com energia elétrica para seus clientes, assim como realiza as adequações necessárias para soluções nesse sentido.

Precisa de um orçamento? Entre em contato! (53) 3028-2233, [email protected]


 
Mais News

A GEBRAS

O Grupo Energia do Brasil, atua há mais de uma década no mercado nacional, com excelência, comprometimento e credibilidade, disponibilizando sua expertise em soluções diferenciadas em Instalações & Utilidades, Projetos de Instalações, Gestão de Energia e Fontes Renováveis.

Endereço

Matriz
Av. São Francisco de Paula, 2764
CEP: 96080-730 - Pelotas/RS - Brasil
(53) 3028.2233
  • Chama no Whats
  • Newsletter GEBRAS