Sistemas de amortecimento das águas pluviais - controle das cheias

13/05/2021 00:00:00




O crescimento urbano das últimas décadas tem gerado fortes impactos nas populações e ao meio ambiente. A influência do aumento da impermeabilização do solo gera, em eventos de precipitação, escoamento maior para as vias públicas. Pressionando assim os sistemas de drenagem urbana.

Um dos conceitos muito comuns para resolução deste problema é aumentar a capacidade dos condutores a fim de evitar inundações localizadas nas áreas urbanizadas. Esta solução porém, gera um aumento expressivo nos córregos ao final do sistema de drenagem, ocasionando alagamentos em diversos pontos, avariando a vida nativa assim como populações que vivem a beira destes córregos.

A fim de evitar a intensificação deste problema, algumas cidades como Porto Alegre e Curitiba aprovaram legislações que visam a obrigar as novas edificações a possuírem sistemas de amortização de vazão, como por exemplo: Bacias de amortização, Trincheiras drenantes, jardins alagáveis, dentre outros. E muitas cidades menores também estão caminhando para esta solução, aprovando os seus próprios planos diretores de drenagem urbana.

O objetivo destes sistemas de controle é tentar diminuir o tempo com que todo o volume de um evento de chuva alcance o final da bacia, permitindo com que a capacidade de escoamento já existente não rompa seu limite e impedindo os alagamentos.



A Gebras possui um corpo técnico capacitado para o correto dimensionamento e execução desses sistemas de controle. 

Para solicitar um orçamento : (53)  3028-2233  ou [email protected]


 
Mais News

A GEBRAS

O Grupo Energia do Brasil, atua há mais de uma década no mercado nacional, com excelência, comprometimento e credibilidade, disponibilizando sua expertise em soluções diferenciadas em Instalações & Utilidades, Projetos de Instalações, Gestão de Energia e Fontes Renováveis.

Endereço

Matriz
Av. São Francisco de Paula, 2764
CEP: 96080-730 - Pelotas/RS - Brasil
(53) 3028.2233
  • Chama no Whats
  • Newsletter GEBRAS