O que muitas pessoas não sabem é que a data 28/04 foi instituída pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), devido a uma tragédia ocorrida no ano de 1969, onde morreram 78 mineiros em uma explosão em uma mina, em Virgínia nos Estados Unidos. Em razão a isso, movimentos no mundo inteiro foram criados para alertar as empresas e os trabalhadores sobre as práticas preventivas.
No Brasil, a data foi oficializada segundo a lei n° 11.121, em 25 de maio de 2005, pelo vice-presidente em exercício na época o Sr. José Alencar Gomes da Silva, como sendo o dia nacional em memória das vítimas de acidentes e doenças do trabalho.
Conforme dados da OIT, ocorrem cerca de 700 mil acidentes de trabalho em um ano, deixando o Brasil em 4° lugar no ranking fatal de acidentes no trabalho. No entanto, a data 28/04 é uma iniciativa promovida com o objetivo de minimizar o alto índice de acidentes e doenças ocupacionais, com a finalidade de informar e conscientizar a todos dos riscos de acidentes que podem ocorrer no local de trabalho. Abaixo, veja alguns exemplos referente à falta de procedimentos corretos de segurança:
- Falta de manutenção preventiva em equipamentos e máquinas industriais;
- O mal armazenamento de ferramentas e materiais de trabalho na construção civil;
- Falta de limpeza, organização e sinalização de ambientes, de modo geral;
- Utilização de EPI inadequado aos riscos;
- Falta de fiscalização.
Procedimentos e medidas corretivas de segurança devem se tornar um hábito na rotina em todas as empresas do mundo, pois preservar um ambiente de trabalho seguro e saudável aumenta o interesse e engajamento dos colaboradores, e que por consequência o aumento da produtividade.
Fonte: Clique aqui