A importância da termografia na manutenção de sistemas elétricos.

22/04/2021 00:00:00




Existem diversas técnicas que são aplicadas a manutenções preventivas e preditivas, com a finalidade de manter equipamentos e sistemas em boas condições de operação, evitando quebras e falhas que paralisem as atividades das empresas. As principais consequências disso são os custos elevados em manutenção, e, principalmente, tempo de interrupção de funcionamento das máquinas.

Algumas falhas elétricas são, normalmente, precedidas por pontos de aquecimento em partes do sistema, seja por conta de maus contatos, ou por dimensionamento incorreto dos condutores. Na maior parte das vezes esses pontos não são detectados por uma simples medição ou inspeção visual.

Atualmente uma das técnicas mais utilizadas para identificar esses pontos de aquecimento em sistemas elétricos é por meio da termografia, que baseia-se em fazer uma varredura visual com auxílio de uma câmera termográfica que realiza o mapeamento de calor do sistema conforme a emissão de radiação infravermelha.

Com base nesses dados, o profissional de manutenção pode atuar de maneira assertiva na correção de problemas, proporcionando segurança, redução de custos e o funcionamento contínuo dos sistemas elétricos.


 
Mais News

A GEBRAS

O Grupo Energia do Brasil, atua há mais de uma década no mercado nacional, com excelência, comprometimento e credibilidade, disponibilizando sua expertise em soluções diferenciadas em Instalações & Utilidades, Projetos de Instalações, Gestão de Energia e Fontes Renováveis.

Endereço

Matriz
Av. São Francisco de Paula, 2764
CEP: 96080-730 - Pelotas/RS - Brasil
(53) 3028.2233
  • Chama no Whats
  • Newsletter GEBRAS