Manutenção em sistemas fotovoltaicos

08/04/2021 00:00:00


   


     A expansão do setor de geração de energia solar vivida nos últimos anos tem contribuído para a criação de novos mercados ligados ao setor de serviços. Um destes mercados é o de manutenção voltado a sistemas fotovoltaicos. Por se tratar de sistema implantado ao tempo, está sujeito as intempéries que por fim pode ocasionar uma significativa diminuição do rendimento do sistema e consequentemente perdas financeiras.

    Segundo a ABSOLAR – Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica, a matriz energética brasileira conta com mais de 8 MW instalados até fevereiro de 2021. As usinas solares possuem diferentes tamanhos e capacidades instaladas em diferentes tipos de estruturas que demandam diferentes tipos de ações para mantê-los em sua máxima eficiência, uns mais simples outros mais complexos.

    Uma das ações mais simples é a limpeza periódica das placas, que apesar de simples ocasiona perdas que ultrapassam 20% quando não realizadas. Além da limpeza, verificar a integridade das estruturas, conexões elétricas, condição dos cabos, ocorrência de pontos de aquecimento vão contribuir para identificar ações que a longo prazo proporcionará maior confiabilidade do sistema.

    Para que as manutenções possam surtir o efeito esperado é necessário definir corretamente o período em que estas manutenções devem ocorrer.

    Fontes: Clique aqui


    Em 2020 a GEBRAS implantou o setor de serviços de manutenção. Dentre os serviços contemplados está o planejamento e execução de serviços de manutenção em sistemas fotovoltaicos, manutenção industrial, comercial e grupos geradores.

Precisa de um orçamento? Entre em contato:

Telefone: (53) 3028-2233 | E-mail: [email protected]


 
Mais News

A GEBRAS

O Grupo Energia do Brasil, atua há mais de uma década no mercado nacional, com excelência, comprometimento e credibilidade, disponibilizando sua expertise em soluções diferenciadas em Instalações & Utilidades, Projetos de Instalações, Gestão de Energia e Fontes Renováveis.

Endereço

Matriz
Av. São Francisco de Paula, 2764
CEP: 96080-730 - Pelotas/RS - Brasil
(53) 3028.2233
  • Chama no Whats
  • Newsletter GEBRAS