As chaves seccionadoras são utilizadas em subestações, com a finalidade de isolar sistemas elétricos ou equipamentos. Normalmente têm a tensão nominal (kV) entre 15, 25 e 36kV e a corrente nominal entre 400, 600 e 800A.
A chave seccionadora geral das subestações, nos padrões das concessionárias, é de abertura sob carga, mas não necessitam de base fusível, pois a sua função é de isolar o sistema elétrico da concessionária, cabendo ao disjuntor geral com sua proteção secundária proteger o sistema elétrico.
Já as chaves seccionadoras instaladas nos transformadores com base fusível têm a finalidade de isolar o sistema elétrico de entrada e proteger o transformador.
Estas chaves devem ser de abertura sob carga quando instaladas em sistemas da concessionária, mas quando não instaladas podem ter micro switch para garantir a abertura sem carga não tendo a necessidade da seccionadora ser abertura sob carga.
Então, sempre é importante verificar:
- A classe de tensão da rede de média tensão para o dimensionamento da chave; (15,25 ou 36kV)
- A utilização desta chave, se será para o isolamento do sistema elétrico da concessionária ou se será para a isolação do sistema elétrico de entrada e proteção do transformador (tendo ou não a necessidade de utilização de base fusível);
- A correta sinalização na subestação, quando se pode ou não manobrar a chave sob carga;
Atendendo os diversos setores de atividade econômica do país como: Agronegócio, construção civil e incorporação, infraestrutura, indústria, comércio e serviços, conta com uma equipe própria, experiente, sólida e multidisciplinar de engenharia. Tendo uma experiencia de mais de 15 anos no mercado a GEBRAS é hoje uma das empresas mais conhecidas no ramo do sul do país, e vem construindo com expertise as melhores soluções para os clientes, contemplando em seu escopo também a execução e projetos de subestação.
Precisa de um orçamento? Entre em contato:
Telefone: (53) 3028-2233 | E-mail: [email protected]