A utilização de Chaves Seccionadoras em Subestações

01/04/2021 00:00:00



     As chaves seccionadoras são utilizadas em subestações, com a finalidade de isolar sistemas elétricos ou equipamentos. Normalmente têm a tensão nominal (kV) entre 15, 25 e 36kV e a corrente nominal entre 400, 600 e 800A.

     A chave seccionadora geral das subestações, nos padrões das concessionárias, é de abertura sob carga, mas não necessitam de base fusível, pois a sua função é de isolar o sistema elétrico da concessionária, cabendo ao disjuntor geral com sua proteção secundária proteger o sistema elétrico.

    Já as chaves seccionadoras instaladas nos transformadores com base fusível têm a finalidade de isolar o sistema elétrico de entrada e proteger o transformador.

    Estas chaves devem ser de abertura sob carga quando instaladas em sistemas da concessionária, mas quando não instaladas podem ter micro switch para garantir a abertura sem carga não tendo a necessidade da seccionadora ser abertura sob carga.

Então, sempre é importante verificar:

  - A classe de tensão da rede de média tensão para o dimensionamento da chave; (15,25 ou 36kV)

  - A utilização desta chave, se será para o isolamento do sistema elétrico da concessionária ou se será para a isolação do sistema elétrico de entrada e proteção do transformador (tendo ou não a necessidade de utilização de base fusível);

  - A correta sinalização na subestação, quando se pode ou não manobrar a chave sob carga;


    Atendendo os diversos setores de atividade econômica do país como: Agronegócio, construção civil e incorporação, infraestrutura, indústria, comércio e serviços, conta com uma equipe própria, experiente, sólida e multidisciplinar de engenharia. Tendo uma experiencia de mais de 15 anos no mercado a GEBRAS é hoje uma das empresas mais conhecidas no ramo do sul do país, e vem construindo com expertise as melhores soluções para os clientes, contemplando em seu escopo também a execução e projetos de subestação.

Precisa de um orçamento? Entre em contato:

Telefone: (53) 3028-2233 | E-mail: [email protected]


 
Mais News

A GEBRAS

O Grupo Energia do Brasil, atua há mais de uma década no mercado nacional, com excelência, comprometimento e credibilidade, disponibilizando sua expertise em soluções diferenciadas em Instalações & Utilidades, Projetos de Instalações, Gestão de Energia e Fontes Renováveis.

Endereço

Matriz
Av. São Francisco de Paula, 2764
CEP: 96080-730 - Pelotas/RS - Brasil
(53) 3028.2233
  • Chama no Whats
  • Newsletter GEBRAS