Eficiência Energética atrelada à Indústria 4.0

30/03/2021 00:00:00



     A indústria 4.0, também chamada de “Quarta Revolução Industrial” engloba automação e tecnologia da informação e é caracterizada pelo combinado de tecnologias, como: Inteligência Artificial, Robótica, Internet das Coisas (IOT) e Big Data cujo principal objetivo é otimizar processos, melhorar a qualidade dos produtos e serviços e reduzir o consumo de energia. A Indústria 4.0 está diretamente relacionada à eficiência energética pois se baseia em estratégias elaboradas através de soluções tecnológicas a fim de aumentar a produtividade/ lucratividade nas empresas.

    Deve-se pensar não só na automatização, como também na otimização do processo. Através da implementação de sensores ou hardwares para coleta de dados e grandezas obtém-se informações que serão utilizadas na elaboração de estratégias para tornar os processos mais “inteligentes” visando melhoras na produtividade com o menor custo.

    Em estudos recentes realizados pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), estima-se que através da implementação dos conceitos 4.0, a indústria brasileira poderá gerar uma economia de R$ 73 bilhões ao ano sendo destes, R$ 7 bilhões relacionados à diminuição de gastos com energia. Para o progresso tecnológico no âmbito industrial, o investimento em idéias abordadas no conceito da Indústria 4.0 torna-se necessário, uma vez que deverá revolucionar a gestão de empresas, os processos produtivos e os serviços contribuindo ativamente no desenvolvimento do país em variados setores da sociedade.

    A boa notícia é que com um custo de investimento acessível e através de uma gestão adequada, a GEBRAS possibilita aos seus parceiros aumento na sua margem de lucro através da redução de custos com energia atuando por meio da análise das curvas de consumo da unidade, procurando identificar oportunidades reais de economia. Nós, da GEBRAS, assumimos a responsabilidade de coletar os dados, através da instalação de um hardware que é conectado à internet e possibilita acesso aos dados via web, o que permite retornar aos nossos clientes as informações necessárias para que possam agir assertivamente sobre oportunidades de economia.


Precisa de um orçamento?

E-mail: [email protected]

Telefone: (53) 3028-2233


 
Mais News

A GEBRAS

O Grupo Energia do Brasil, atua há mais de uma década no mercado nacional, com excelência, comprometimento e credibilidade, disponibilizando sua expertise em soluções diferenciadas em Instalações & Utilidades, Projetos de Instalações, Gestão de Energia e Fontes Renováveis.

Endereço

Matriz
Av. São Francisco de Paula, 2764
CEP: 96080-730 - Pelotas/RS - Brasil
(53) 3028.2233
  • Chama no Whats
  • Newsletter GEBRAS