Energia solar fotovoltaica ultrapassa marca histórica de 8GW de potência instalada no Brasil

25/03/2021 00:00:00




    Em seu último infográfico, a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR) divulgou dados empolgantes para o setor de energia solar fotovoltaica: registro de crescimento da fonte nos dois primeiros meses de 2021 e ultrapassagem da marca histórica de 8GW de potência instalada no Brasil.

    Após encerrar o ano de 2020 com 7.740MW, os 270MW atingidos ao final de fevereiro são referentes às modalidades de geração centralizada, caracterizada por usinas de grande porte, e de geração distribuída, com pequenos e médios sistemas instalados no local de consumo ou próximos a ele. De acordo com a associação, juntas, as duas modalidades representam atualmente a sexta principal fonte de geração de energia elétrica do país, contribuindo para o aumento das renováveis na matriz elétrica brasileira.

    No segmento de geração distribuída, o levantamento mostra que a fonte solar fotovoltaica é líder isolada, configurando 97,2% de toda potência instalada e 99,9% do total de conexões. Já são mais de 411 mil usinas fotovoltaicas conectadas à rede implantadas em residências, comércios, indústrias, propriedades rurais e prédios públicos e mais de 515 mil unidades consumidoras recebendo créditos através do Sistema de Compensação de Energia Elétrica.

    Tal representatividade reflete o reconhecimento dos benefícios proporcionados pela fonte e, principalmente, a mudança do perfil do consumidor brasileiro, que nos últimos anos vem buscando cada vez mais liberdade de escolha, redução de custos e desenvolvimento sustentável através da geração de energia elétrica limpa e renovável.

[1] ABSOLAR. Energia Solar Fotovoltaica no Brasil - Infográfico ABSOLAR. Disponível em: <cluique aqui> Acesso em: 14 mar. 2021.



A Gebras faz parte dessa história!  

Atendendo os diversos setores de atividade econômica do pais como o agronegócio, construção civil e incorporação, infraestrutura, indústria, comércio e serviços, conta também com uma equipe própria, experiente, sólida e multidisciplinar de engenharia.

A GEBRAS tem uma experiência de mais de 15 anos no mercado e é hoje uma das empresas mais conhecidas no ramo do sul do país, vem construindo com expertise as melhores soluções para os clientes, contemplando em seu escopo também a execução em fotovoltaico.

Precisa de um orçamento? Entre em contato:

Telefone: (53) 3028-2233 | E-mail: [email protected]


 
Mais News

A GEBRAS

O Grupo Energia do Brasil, atua há mais de uma década no mercado nacional, com excelência, comprometimento e credibilidade, disponibilizando sua expertise em soluções diferenciadas em Instalações & Utilidades, Projetos de Instalações, Gestão de Energia e Fontes Renováveis.

Endereço

Matriz
Av. São Francisco de Paula, 2764
CEP: 96080-730 - Pelotas/RS - Brasil
(53) 3028.2233
  • Chama no Whats
  • Newsletter GEBRAS