Usinas termoelétricas a partir da casca de arroz

23/03/2021 00:00:00




     No Brasil temos fortes variações climáticas que afetam a produção de eletricidade nas hidroelétricas, dependência da sazonalidade para geração de energia renovável e, junto a necessidade de maior crescimento industrial e econômico, trazem à tona o crescimento de fontes alternativas para a geração de energia. Um exemplo em expansão em nosso país, são as pequenas centrais termoelétricas a partir da biomassa como fonte energética.

     A casca do arroz está dentre os produtos que se destacam no âmbito do aproveitamento e utilização, como forma alternativa na produção de energia. Esse tipo de biomassa possui alto poder calorífico e regularidade térmica próprios para a produção de processos termoelétricos, com a vantagem de poluir menos o ambiente, quando comparado aos demais recursos vegetais como o carvão, por exemplo. Sem falar que este produto é disponível de forma homogênea no decorrer não só do período de safra, mas ao longo do ano todo.

     No caso de empresas produtoras dessa commodity, além de preservar o meio ambiente, esta economiza recursos financeiros com energia elétrica e elimina a necessidade do transporte da casca.

    De acordo com Foletto et. al (2005), a utilização da queima da casca do arroz para geração de energia é uma alternativa viável, do ponto de vista tecnológico, econômico e ético, uma vez que existe tecnologia para a conversão, a matéria-prima é abundante no país e todo CO2 produzido na queima volta para o ciclo de carbono da biosfera terrestre. No caso da combustão direta, o resíduo final é a cinza impura, a qual pode ser utilizada em vários ramos industriais, tais como eletrônica, construção civil, cerâmica, indústria química, fabricação de células fotovoltaicas, entre outros. Portanto, tem-se o ciclo completo da industrialização do arroz, sendo possível o total aproveitamento da matéria-prima proveniente da lavoura.

Fonte: Foletto, E. L., Hoffmann, R., Hoffmann, R. S., Portugal, U. L., & Jahn, S. L. (2005). Aplicabilidade das cinzas da casca de arroz. Química Nova, 28 (6), 1055. clique aqui


     A GEBRAS Atende os diversos setores de atividade econômica do Brasil que abrange o agronegócio, construção civil e incorporação, infraestrutura, indústria, comércio e serviços. Além disso possui uma equipe própria, experiente, sólida e multidisciplinar para disponibilizar soluções completas aos clientes, desde aplicação e desenvolvimento de projetos de Engenharia até Gestão de Energia, os benefícios incluem a redução de custos, previsibilidade orçamentária e sustentabilidade.

Precisa de um orçamento? Entre em contato:

Telefone: (53) 3028-2233

Email: [email protected]


 
Mais News

A GEBRAS

O Grupo Energia do Brasil, atua há mais de uma década no mercado nacional, com excelência, comprometimento e credibilidade, disponibilizando sua expertise em soluções diferenciadas em Instalações & Utilidades, Projetos de Instalações, Gestão de Energia e Fontes Renováveis.

Endereço

Matriz
Av. São Francisco de Paula, 2764
CEP: 96080-730 - Pelotas/RS - Brasil
(53) 3028.2233
  • Chama no Whats
  • Newsletter GEBRAS