Compartimentação: Medida que auxilia proteção a vida e a propriedade

18/03/2021 00:00:00


Componente do Projeto de Prevenção Contra Incêndio - PPCI, é também uma das exigências da Norma de Desempenho NBR 1557. A Compartimentação é uma medida de proteção passiva prevista em projeto, por meio da análise de características arquitetônicas da construção e do controle dos materiais utilizados.

.                                                                              

.                                                              Figura 1:Exemplo de selagem de dutos e shafts(MUROSAKI(1993))

.

Com o intuito de garantir a segurança contra incêndios, a compartimentação é formada por componentes construtivos resistentes ao fogo, isolando pavimentos consecutivos, de tal forma que a combustão fique contida no ambiente de origem e impeça a sua disseminação para os demais pavimentos. Assim, em caso de incêndios, permitindo a remoção, com segurança, dos usuários e a proteção aos locais vizinhos. Portanto, ela possui duas características essenciais: estanqueidade e isolamento.

.                                                          

.                                 Figura 2: Selagem das passagens das instalações hidrossanitárias. Obra: Atmosfera Sky, Porto Alegre-RS.

.

Devido a propagação do fogo, faz-se necessária a compartimentação nas direções horizontais e verticais. Por isso, os espaços verticais, como interior de paredes e bandejas de cabos, necessitam uma especial atenção, porque podem espalhar o incêndio entre os pavimentos. Por esse motivo, a eficiência da compartimentação poderá ser comprometida devido aos “espaços escondidos” (espaços acima dos forros suspensos, embaixo de pisos falsos, atrás de caixas de instalações etc.) e as “aberturas invisíveis” (frestas entre elementos, caixas de escadas, shafts).

Em geral, a propagação das chamas por essas zonas, não representam perigo, porém quando não há quantias relevantes de cargas de incêndio, como por exemplo, materiais combustíveis para isolamento térmico e acústico, fiação elétrica e de comunicação, tubulações plásticas, tendem a disseminar o fogo horizontalmente, devido ao agrupamento destas cargas. Portanto, ambientes que contém estes espaços impercebíveis, faz-se necessário o confinamento do incêndio nestes compartimentos por meio da selagem.

.                                                           

.                                    Figura 3: selagem das tubulações das instalações hidrossanitárias. Atmosfera Sky, Porto Alegre- RS.

.

Posto isto, qualquer método de vedação que impeça a passagem de fumaça e calor através de aberturas e espaços imperceptíveis é denominada selagem(firetopping). Portanto, os acessos utilizados para passagem de instalações hidrossanitárias, eletricidade, telefonia, ou outros serviços devem ser protegidos por selo corta – fogo, isolando os vazios entre as tubulações e lajes no nível superior. Também deve se dar atenção para as prumadas enclausuradas totalmente, por onde passam diversas instalações(shafts). 

.

Fontes:

Compartimentação-vertical

Normas - NBR


A GEBRAS executa projetos de PPCI com excelência, conforme as normas de segurança da ABNT. Prezando sempre pela qualidade da execução, tem o diferencial de atuar com uma equipe própria, experiente, sólida e multidisciplinar de engenharia.

Atende os diversos setores de atividade econômica tais como: agronegócio, construção civil e incorporação, infraestrutura, indústria, comércio e serviços.

Precisa de um orçamento? Entre em contato:

Telefone: (53) 3028-2233 | E-mail: contat[email protected]


 
Mais News

A GEBRAS

O Grupo Energia do Brasil, atua há mais de uma década no mercado nacional, com excelência, comprometimento e credibilidade, disponibilizando sua expertise em soluções diferenciadas em Instalações & Utilidades, Projetos de Instalações, Gestão de Energia e Fontes Renováveis.

Endereço

Matriz
Av. São Francisco de Paula, 2764
CEP: 96080-730 - Pelotas/RS - Brasil
(53) 3028.2233
  • Chama no Whats
  • Newsletter GEBRAS