A importância do correto dimensionamento de tomadas e condutores

11/03/2021 00:00:00





      De acordo com a NBR 5410 (NORMA BRASILEIRA), que tem o intuito de garantir qualidade nas instalações elétricas, não oferecendo riscos a pessoas e animais em relação a eletricidade, deve-se respeitar um determinado valor de tomadas para os circuitos elétricos.

      Apesar de termos a norma que orienta a padronização do uso de tomadas, opta-se diversas vezes pelo uso de ‘’t” e “réguas” para conseguirmos ligar mais aparelhos elétricos em um ponto específico embora ofereça um grande risco, pois não saberemos se o condutor suportará tal demanda, além de não sabermos a procedência do equipamento e suas características construtivas (capacidade de condução, qualidade, entre outras), que grande parte das vezes, ocasiona sobrecarga ou ainda causa incêndios.

      A ABRACOPEL (Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade), publicou recentemente em seu anuário, que no 1° semestre de 2020, o Brasil totalizou um valor próximo de 400 ocorrências, relacionado a vítimas de choques e/ou incêndios.

      Para obter um correto dimensionamento de tomadas e evitar acidentes, podemos considerar os seguintes itens:

- Capacidade de condução dos condutores.

- Escolha do disjuntor compatível.

- Cálculo de tomadas de acordo com a área.

- Observar a necessidade de tomadas naquele ponto.

     Diante do exposto, fica evidente a necessidade do cumprimento das normas para diminuir e, principalmente, evitar a ocorrência de acidentes elétricos, garantindo a segurança de todos nós, dependentes da energia elétrica.

Fontes Clique Aqui



A GEBRAS realiza projetos elétricos de acordo com todas as normas brasileiras.    

Para orçamentos entre em contato:

Telefone (53) 3028-2233 | E-mail: [email protected]


 
Mais News

A GEBRAS

O Grupo Energia do Brasil, atua há mais de uma década no mercado nacional, com excelência, comprometimento e credibilidade, disponibilizando sua expertise em soluções diferenciadas em Instalações & Utilidades, Projetos de Instalações, Gestão de Energia e Fontes Renováveis.

Endereço

Matriz
Av. São Francisco de Paula, 2764
CEP: 96080-730 - Pelotas/RS - Brasil
(53) 3028.2233
  • Chama no Whats
  • Newsletter GEBRAS