Energia Fotovoltaica sem exportação (zero export)

09/03/2021 00:00:00



   





   




     É possível utilizar energia elétrica de geração fotovoltaica sem exportar o excedente para a rede através de tecnologia “Zero Grid”, aplicação esta que traz soluções interessantes para casos particulares e auxilia consumidores em busca de redução de custos com energia elétrica, bem como redução de sua pegada de carbono.



    O foco deste modo de geração é utilizar a energia solar fotovoltaica “logo que é gerada”, ou seja, para atender as cargas utilizadas no momento da geração, um sistema de controle é utilizado de forma a evitar a exportação de energia para a rede elétrica da distribuidora de energia.



    A grande maioria de sistemas de geração solar fotovoltaicos brasileiros utilizam o sistema conhecido como ongrid, o qual se enquadra nas modalidades de minigeração e microgeração distribuída (GD), a qual realiza compensação de créditos de energia, conforme definições da resolução normativa REN482 da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica). Nesta modalidade o sistema de geração injeta a energia excedente na rede elétrica, provendo créditos, os quais são utilizados na forma de consumo em momentos que não haja geração solar, configurando uma ótima solução econômica.



.



.                                                                   .



.



    Entretanto há casos particulares em que os consumidores não podem optar pela modalidade de compensação de créditos (GD), por exemplo os consumidores do Mercado Livre de Energia (ACL - Ambiente de Contratação Livre), ou mesmo caso já possuam um sistema de geração distribuída, e por questões técnicas de infraestrutura limitada não possam ampliar o sistema de geração conforme o desejado. Para estes casos a implantação de um projeto de geração com tecnologia Zero Grid torna-se atrativa por “bloquear” a exportação de energia excedente para a rede e utilizar a energia gerada apenas para o consumo simultâneo.



    Este tipo de projeto é composto por um conjunto de equipamentos: Um medidor de energia elétrica instalado em local estratégico, o qual é conectado à um sistema de controle eletrônico dos inversores fotovoltaicos, de forma que a geração de energia possa ser reduzida sempre que a potência de geração seja maior do que o consumo simultâneo, evitando assim a exportação de energia para a rede externa.




    Novas tecnologias aplicadas ao mercado costumam ter custo elevado devido a inovação e escassez, como é o caso hoje dos sistemas de armazenamento, entretanto o Zero Grid já está disponível no mercado brasileiro e vem com promessa de custos competitivos.




      A GEBRAS está sempre em busca das melhores soluções e custo beneficio para realização dos projetos de seus clientes!


     Quer solicitar um orçamento?



     Email: [email protected] | Tel: (53) 3028-2233

 
Mais News

A GEBRAS

O Grupo Energia do Brasil, atua há mais de uma década no mercado nacional, com excelência, comprometimento e credibilidade, disponibilizando sua expertise em soluções diferenciadas em Instalações & Utilidades, Projetos de Instalações, Gestão de Energia e Fontes Renováveis.

Endereço

Matriz
Av. São Francisco de Paula, 2764
CEP: 96080-730 - Pelotas/RS - Brasil
(53) 3028.2233
  • Chama no Whats
  • Newsletter GEBRAS