Após Crescimento no setor supermercadista, empresas investem em infraestrutura de instalações.

17/02/2021 00:00:00


As Instalações Complementares no setor Supermercadista

Após um ano de constante receio frente aos efeitos da pandemia no setor Supermercadista, os resultados apresentados pela Associação Brasileira de Supermercados ­– ABRAS, não poderiam ser mais animadores.

O crescimento de 9,36% indica que o setor está mais forte do que nunca. A ampliação do consumo de bens de primeira necessidade pela população trouxe uma nova perspectiva para o setor para o ano de 2021.

O fato comprovado do crescimento do setor junto a uma perspectiva positiva para o ano de 2021 resulta em uma grande movimentação do setor em busca de ampliações, seja elas novas unidades supermercadistas ou centros de distribuição para suprimento da cadeia logística. As novas obras se multiplicam e o setor busca inovar para entregar o que há de melhor para seus clientes, agregando ao máximo opções que agreguem conforto, comodidade e segurança que se enquadrem no racional econômico.

Nesse sentido, é notável a necessidade de as instalações complementares acompanharem as demandas do setor, passando desde a concepção competente dos projetos elétricos, Telecom, hidrossanitários e de PPCI, até o startup e acompanhamento do funcionamento da unidade. A compatibilização na etapa de projeto das disciplinas agrega em economia e agilidade na execução, onde prever necessidades é fundamental.

Existem pontos fundamentais para análise no desenvolvimento das instalações complementares de uma nova unidade, sendo alguns deles:


  • Projetos de PPCI: Os enquadramentos de uso e dimensões das áreas ditam as medidas de segurança a serem adotadas, como utilização de sprinklers ou hidrantes. É essencial do posto de vista econômico pensar o projeto arquitetônico junto ao PPCI, onde uma compatibilização e posterior classificação acertada resulta em grandes economias para o executor.
  • Projetos Elétricos: A iluminação de qualidade nas áreas da loja comprovadamente, resulta em aumentos nas vendas onde um projeto luminotécnico competente e aplicação da tecnologia LED se faz fundamental para atingir os resultados esperados e economia no consumo de energia. Além disso, o dimensionamento de geradores adequados com a demanda da unidade traz além da segurança e tranquilidade para os clientes, a confiabilidade para manutenção das áreas refrigeradas, evitando perdas de mercadorias.
  • Projetos Hidrossanitários: Sistemas de drenagem bem dimensionados e executados evitam a formação de alagamentos em áreas de circulação externa, trazendo tanto conforto para os clientes quanto facilidades para funcionários na movimentação de mercadorias. Outro ponto de atenção é a drenagem das áreas refrigeradas, que por resultado da condensação formam gotículas em suas superfícies, que se não captadas pelos drenos podem resultar em danos em mercadorias, assim como revestimentos e pinturas no longo prazo, afetando o apelo visual da loja.

A GEBRAS atua há mais de 15 anos com expertise em soluções de Engenharia de Instalações e Utilidades, Projetos e Execução, Fontes Renováveis e Gestão de Energia.

Precisa de um orçamento? Entre em contato!

Telefone: (53) 3028-2233 | E-mail: [email protected]


Referências:

ABRAS | 11/02/2021 12:27

https://www.abras.com.br/clipping/noticias-abras/7...

Case Studies – LEDs for EDEKA. Philips.

https://images.philips.com/is/content/PhilipsConsu...

 
Mais News

A GEBRAS

O Grupo Energia do Brasil, atua há mais de uma década no mercado nacional, com excelência, comprometimento e credibilidade, disponibilizando sua expertise em soluções diferenciadas em Instalações & Utilidades, Projetos de Instalações, Gestão de Energia e Fontes Renováveis.

Endereço

Matriz
Av. São Francisco de Paula, 2764
CEP: 96080-730 - Pelotas/RS - Brasil
(53) 3028.2233
  • Chama no Whats
  • Newsletter GEBRAS