Recentes estudos do ONS - Operador Nacional do Sistema Elétrico, demonstraram para o mês de fevereiro, uma previsão de elevação no consumo de energia elétrica de aproximadamente 72.589 MW médios, 1,9% comparado ao mesmo período do ano anterior, momento no qual o Brasil ainda não tinha sido atingido tão drasticamente pela pandemia de COVID-19.
Ao separar por regiões, foi estimado que, dos 72.589 MW médios, a maior carga ocorrerá no Centro-Oeste/Sudeste, com 42.196 MW médios; em seguida tem-se a região Sul com 13.194 MW médios, a região Nordeste com 11.491 MW médios e, por fim, o Norte com 5.708 MW médios.
Segundo o órgão, os principais responsáveis pelo crescimento da carga no Sistema Nacional Interligado o “SIN”, concluiu-se que são as altas temperaturas previstas para todo o país e o restabelecimento do setor industrial. Todavia, é válido destacar que os estudos não consideraram que as influências geradas pelas novas medidas restritivas, adotadas em algumas regiões para conter o avanço da pandemia, possam causar grandes impactos no setor elétrico.
Ainda, após um período de bastante seca no país, o documento aponta uma previsão de crescimento nos níveis dos reservatórios para o mês de fevereiro. No sul do país a expectativa é de que os níveis atinjam 68,1% da capacidade já no Norte, os níveis devem ficar em 40,4%, para o Nordeste a estimativa é de 52,1% e para o Centro-Oeste/Sudeste é de 28,7%.
Mas o que fazer para diminuir o consumo de Energia da sua Empresa?
A GEBRAS atua desde adequação de Engenharia a aplicação de projetos de Gestão de Energia, necessários para a migração ofertados juntamente com a Gestão no Mercado Livre, auxiliando Empresas na tomada de decisão frente as possibilidades de compra e venda de energia.
Quer fazer um orçamento? Entre em contato:(53) 3028-2233
FONTE: ONS