Custo da energia solar pode cair até 25% nesta década

08/02/2021 00:00:00


Nos últimos vinte anos o custo da energia solar reduziu aproximadamente 90% e a perspectiva é de que deva continuar nesse mesmo caminho com uma queda de 15% a 25% na próxima década. A Wood Mackenzie, empresa de pesquisa e consultoria de energia localizada nos Estados Unidos da América, aponta que em 2030 a energia dessa fonte se tornará a mais barata entre os novos projetos em todos os estados dos EUA, Canadá, China e 14 outras nações.

O artigo, denominado “Total eclipse: How falling costs will secure solar’s dominance in power”, considera que a indústria é altamente atrativa para investimentos devido à capacidade crescente de atender às metas políticas e econômicas.

Na análise do diretor de pesquisa, Ravi Manghani, a energia solar está em uma posição única para avançar os esforços rumo a redução carbono e um futuro sustentável enquanto o mundo se esforça para se recuperar da crise econômica causada pela pandemia de covid-19 e busca atender às metas do Acordo de Paris.

Em países como Espanha, Itália e Índia, além de 16 estados nos EUA, a energia solar já é a forma mais barata geração. Mesmo com a pandemia em alta, as instalações globais ultrapassaram 115 GW em 2020, frente a 1,5 GW em 2006. Embora o crescimento nessa escala tenha sido parcialmente impulsionado por subsídios dos governos e metas ambientais, a fonte agora é atraente apenas com base no preço em muitas localidades.

Na próxima década, a Wood Mackenzie espera que a continuidade da redução de custos seja impulsionada pelo crescimento e desenvolvimento em várias tecnologias, como por exemplo os painéis bifaciais, gerando até 15% a mais. Módulos solares maiores e rastreadores também entram na conta, aumentando a captura da luz para a geração e, consequentemente, reduzindo custos.

A Wood Mackenzie ressalta que sua perspectiva levou em consideração as melhorias tecnológicas que já estão em fase de desenvolvimento comercial, e alerta que as projeções não presumem quaisquer avanços na tecnologia solar de próxima geração ou outras inovações, o que poderia fornecer mais vantagens para as perspectivas.

Os custos operacionais também deverão cair na próxima década. As tecnologias já utilizadas pela indústria eólica, como drones e imagens térmicas para inspeções, tornarão as operações mais eficientes, assim como o desenvolvimento de tecnologias aliadas à inteligência artificial.

Além disso, à medida que os custos caem e a capacidade fotovoltaica instalada aumenta, os preços no atacado também podem cair. Nessa linha, a queda dos preços deve permitir que a energia solar substitua o carvão e outras tecnologias mais caras, aumentando cada vez mais sua participação no mercado.

Fonte: MANGHANI, Ravi. Total eclipse: How falling costs will secure solar’s dominance in power. Jan. 2021. Disponível em: https://www.woodmac.com/horizons/how-falling-costs-will-secure-solars-dominance-in-power/. Acesso em: 02 fev. 2021. 

 
Mais News

A GEBRAS

O Grupo Energia do Brasil, atua há mais de uma década no mercado nacional, com excelência, comprometimento e credibilidade, disponibilizando sua expertise em soluções diferenciadas em Instalações & Utilidades, Projetos de Instalações, Gestão de Energia e Fontes Renováveis.

Endereço

Matriz
Av. São Francisco de Paula, 2764
CEP: 96080-730 - Pelotas/RS - Brasil
(53) 3028.2233
  • Chama no Whats
  • Newsletter GEBRAS