Níveis dos reservatórios: Impacto no preço da energia elétrica

01/02/2021 00:00:00



Você sabe quais são as fontes utilizadas para a produção de energia elétrica no Brasil? Bom, as principais fontes que fazem com que a energia elétrica chegue até nossas casas, comércios e indústrias são: hídrica, fóssil, eólica, biomassa, nuclear, solar.



Matriz Energética Brasileira:











No Brasil a maior parte da energia elétrica vem de fontes renováveis, o que torna nossa matriz limpa e sustentável. Devido as variações climatológicas, as estações chuvosas e as secas ocorrem em diferentes épocas do ano, o que é um grande benefício pois faz com que haja complementariedade no sistema energético brasileiro, que por meio das linhas de transmissão racionaliza a energia de maneira equilibrada por todo o país.



Todo o controle de operação, geração e transmissão de energia elétrica fica por conta do ONS (Operador Nacional do sistema Elétrico), garantindo fornecimento para todos os brasileiros, buscando o menor preço global, seja futuro ou imediato. É realizado um cálculo através da execução de um conjunto de modelos de potencialização, que observam tanto para os níveis dos reservatórios e as projeções de chuva, quanto para outras variáveis como previsão de cargas.



Quando as hidrelétricas (fonte com menor custo) estão gerando a toda potência é sinal de que a produção de energia está favorável, portanto, você receberá a fatura de energia elétrica com uma bandeira verde, continuará pagando o valor médio que está acostumado sem adicionais. Por outro lado, quando ocorre o tempo de estiagem de chuva e as situações nos reservatórios não são tão favoráveis, as hidrelétricas começam a operar abaixo de sua capacidade, então para compensar essa redução na geração de energia, mais usinas termelétricas são acionadas. Todavia, a energia gerada através das termelétricas possui um custo mais elevado e por isso, você receberá uma fatura com a bandeira amarela, indicando que as condições de geração de energia ficaram um pouco mais difíceis, o que significa que sua conta já virá com um pequeno acréscimo.



Caso, a capacidade das hidrelétricas fique ainda mais reduzida, devido ao baixo nível dos reservatórios, você receberá a conta com a bandeira vermelha, a qual pode ser definida por (patamar 1), indicando que a situação de geração piorou, e sua conta virá maior e (patamar 2), apontando um cenário ainda mais crítico, o qual refletirá no valor da conta de energia, porque o custo de geração ficou mais elevado que o normal.



Quem define a cor da bandeira aplicada no período é a ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica). No entanto, as condições do sistema acabam impactando todos os consumidores financeiramente, e essa metodologia é usada como modo de sinalizar o uso eficiente da energia elétrica.



Gostaria de identificar possíveis pontos de economia e cessar os gastos desnecessários? Entre em contato com nossa equipe através do e-mail [email protected]. Estaremos dispostos a ajudá-los, com monitoramento do seu consumo energético detalhado, e em tempo real.



Fonte: ANEEL, ONS. 

 
Mais News

A GEBRAS

O Grupo Energia do Brasil, atua há mais de uma década no mercado nacional, com excelência, comprometimento e credibilidade, disponibilizando sua expertise em soluções diferenciadas em Instalações & Utilidades, Projetos de Instalações, Gestão de Energia e Fontes Renováveis.

Endereço

Matriz
Av. São Francisco de Paula, 2764
CEP: 96080-730 - Pelotas/RS - Brasil
(53) 3028.2233
  • Chama no Whats
  • Newsletter GEBRAS