O futuro é sustentável: edifícios inteligentes

25/01/2021 00:00:00



A sustentabilidade é um tema que tem sido discutido há décadas e, em virtude das mudanças climáticas e das limitações dos recursos do planeta, é essencial reduzir ao máximo os desperdícios. O setor de edifícios é um dos maiores responsáveis pelo consumo de energia, aproximadamente 40% do consumo total anual do mundo. No Brasil, as projeções indicam que o consumo deve aumentar consideravelmente com o passar dos anos.






Visto que os edifícios são um dos maiores consumidores de energia, esses também apresentam um grande potencial de redução de energia. Diversas tecnologias estão sendo desenvolvidas e implementadas nos edifícios para diminuir a utilização de energia e aumentar o conforto dos usuários. Neste contexto, surgiram os edifícios inteligentes.



Os edifícios inteligentes apresentam como uma de suas principais características a utilização da tecnologia da informação para coletar e armazenar dados em tempo real, por exemplo: consumo de energia, temperatura dos ambientes, emissões de carbono, velocidade do ar, dentre outros. Dessa forma, o usuário do edifício tem acesso em tempo real a todos os dados e fica ciente do que está ocorrendo no edifício, possibilitando uma melhor tomada de decisões para diversas situações.



Alguns exemplos de sistemas que podem ser utilizados em edifícios inteligentes são o SOLE e o SOLE IoT (Internet das Coisas – Internet of Things) da GEBRAS.



Enquanto o SOLE capta os dados do medidor de energia, o SOLE IoT registra uma diversidade de dados dos sistemas da edificação (consumo de energia, temperatura, etc.). Ambos os sistemas armazenam os dados em um banco de dados e o usuário pode acessar os dados em tempo real.



Além disso, uma equipe de consultores também realiza o acompanhamento dos dados e, na ocasião de alguma anomalia em algum dos sistemas, a equipe realiza um feedback para o usuário para que todas as medidas corretivas possam ser tomadas. Dessa forma, os impactos associados ao consumo de energia (emissão de carbono, valor da fatura de energia, etc.) podem ser reduzidos, beneficiando o meio ambiente e o usuário.






Ficou interessado no tema?



A GEBRAS possui 15 anos de experiência no ramo e conta com uma forte equipe multidisciplinar que está preparada para dar todo o suporte necessário para o cliente.



Gostou? Entre em contato para saber mais!

 
Mais News

A GEBRAS

O Grupo Energia do Brasil, atua há mais de uma década no mercado nacional, com excelência, comprometimento e credibilidade, disponibilizando sua expertise em soluções diferenciadas em Instalações & Utilidades, Projetos de Instalações, Gestão de Energia e Fontes Renováveis.

Endereço

Matriz
Av. São Francisco de Paula, 2764
CEP: 96080-730 - Pelotas/RS - Brasil
(53) 3028.2233
  • Chama no Whats
  • Newsletter GEBRAS