Projeção da carga no Sistema Interligado Nacional

07/12/2020 00:00:00



Mesmo com todos os prejuízos sofridos ao longo de 2020, causados pela crise de pandemia COVID-19, os agentes da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) apresentaram um estudo, a Previsão de Carga para o Planejamento Anual da Operação Energética, o qual aponta um cenário animador para o setor elétrico brasileiro no período de 2021 a 2025.


O estudo traz como resultado um prognóstico positivo, com um crescimento médio da carga de 3,6% ao ano. Este resultado está diretamente relacionado com a expectativa de melhora da economia no país, a qual tem sido retomada gradativamente nos últimos meses.


Para o ano de 2021, a análise considerou uma elevação de 3,3% no PIB, relacionada ao carregamento estatístico de 2020, e um aumento de 3,4% da carga no SIN. Os principais pontos considerados relacionam premissas de curto e médio prazo.


A curto prazo, as premissas adotadas foram os indicadores de atividade recentes, que expressam uma recuperação a partir do segundo semestre de 2020; as medidas de combate à crise, levando em consideração o desempenho das exportações, visto que elas contribuíram para a redução dos efeitos da pandemia na economia do país; e a provável recuperação do mercado de trabalho em 2021.


Com relação ao médio prazo, as premissas consideradas foram um cenário econômico mais estável, com recuperação do mercado de trabalho e ampliação da demanda doméstica; a retomada expressiva dos investimentos no setor elétrico, também em decorrência da estabilidade econômica; e a expansão dos setores exportadores como resultado do crescimento mundial.


Um resumo das previsões feitas no estudo publicado pelos órgãos pode ser observado na tabela abaixo:


Já para o final deste ano, a expectativa é de que haja uma elevação de 1.019MWmédios na carga prevista na 2ª Revisão Quadrimestral de 2020, atingindo 66.793MWmédios.



Fonte: CCEE

 
Mais News

A GEBRAS

O Grupo Energia do Brasil, atua há mais de uma década no mercado nacional, com excelência, comprometimento e credibilidade, disponibilizando sua expertise em soluções diferenciadas em Instalações & Utilidades, Projetos de Instalações, Gestão de Energia e Fontes Renováveis.

Endereço

Matriz
Av. São Francisco de Paula, 2764
CEP: 96080-730 - Pelotas/RS - Brasil
(53) 3028.2233
  • Chama no Whats
  • Newsletter GEBRAS