Desenvolvimento Sustentável Aplicado ao Setor Elétrico

03/11/2020 00:00:00



Com o aumento da população e o crescimento econômico, na indústria, no setor agropecuário e da expansão dos vários tipos de consumo, há estimativas sobre o aumento do consumo global de energia. A geração de energia elétrica como forma de desenvolvimento necessita considerar seus efeitos sobre a sociedade e o meio ambiente, pois da mesma forma que abrange os aspectos econômicos e sociais, podem provocar impactos ambientais.


A utilização de energia elétrica proporciona diversos aspectos positivos e negativos a população. Positivo por proporcionar o bem-estar social e crescimento econômico, além de ser considerado o vetor de desenvolvimento responsável pelo crescimento da produção, indispensável para qualquer estratégia de desenvolvimento socioeconômico. Negativo, pois os impactos ambientais e sociais, gerados para a obtenção de energia elétrica vêm sendo discutidos mundialmente, mediante a conscientização da gravidade da questão.


As matrizes energéticas, em predominância, fazem uso acentuado de combustíveis fósseis ou minerais, ou seja, não renováveis, como o petróleo, carvão, gás natural e urânio. Esse tipo de padrão de produção e consumo de energia tem gerado, ao longo da história, uma série de efeitos ambientais, como a emissão de poluentes locais e gases de efeitos estufa, colocando em risco a sustentabilidade ou suprimento de longo prazo do planeta.


Entretanto, em consideração a todo intuito sobre a demanda energética e os efeitos provocados por devidos padrões de produção e consumo, têm levado as empresas e instituições públicas a pensar de forma mais intensa sobre processos relacionados a sustentabilidade em diferentes perspectivas.


Pensando no bem estar de toda a população e na melhor qualidade de vida a GEBRAS conta com o PEES – Programa de Eficiência Energética e Sustentabilidade, com campanhas de marketing para divulgação e conscientização em empresas de pequeno e grande porte, quanto ao consumo sustentável de energia elétrica, otimizando também na redução de custos. Além do programa PEES, a GEBRAS auxilia da melhor maneira a contratação de energia de fontes renováveis através do Mercado Livre de Energia e atua diretamente em projetos de sistemas solares fotovoltaicos. Gostaria de saber mais? Entre em contato com nossa equipe
[email protected]




Fontes: CCEE, ANEEL, GESTÃO E SUSTENTABILIDADE (Andréia Marega Luz)

 
Mais News

A GEBRAS

O Grupo Energia do Brasil, atua há mais de uma década no mercado nacional, com excelência, comprometimento e credibilidade, disponibilizando sua expertise em soluções diferenciadas em Instalações & Utilidades, Projetos de Instalações, Gestão de Energia e Fontes Renováveis.

Endereço

Matriz
Av. São Francisco de Paula, 2764
CEP: 96080-730 - Pelotas/RS - Brasil
(53) 3028.2233
  • Chama no Whats
  • Newsletter GEBRAS