Uma das maiores preocupações atuais está relacionada com a utilização sustentável dos recursos energéticos. Nesse sentido, os edifícios (comerciais, residências e públicos) são responsáveis por uma grande parte do consumo energético mundial. Logo, é evidente a necessidade de desenvolver e implementar meios para que tenhamos edificações eficientes energeticamente.
Neste âmbito, surgiu o conceito
Zero Energy Building (ZEB), que são edifícios com balanço energético anual quase ou totalmente nulo, e que vem se tornando realidade na Europa e sendo difundido mundialmente. A premissa de um ZEB é apresentar alto nível de eficiência energética e gerar energia no local a partir de fontes renováveis (por exemplo, sistema solar fotovoltaico).
Fonte: Adaptada de
https://emiratesgbc.org/
Os ZEBs são conceituados, basicamente, em cima de três grandes pilares:
- Projeto básico do edifício (arquitetura bioclimática) – projetos que consideram a localização, paisagem, orientação, cor, isolamento térmico, inércia, sombreamento externo, luz natural, materiais de construção, dentre outros, para otimizar o desempenho térmico e o aproveitamento da luz natural;
- Desempenho passivo (recursos naturais) – neste tópico há o aproveitamento da iluminação natural, ventilação natural, torre de resfriamento, dentre outras estratégias com o objetivo de reduzir os sistemas de climatização, por exemplo;
- Tecnologias e equipamentos eficientes termoenergeticamente – equipamentos de aquecimento e resfriamento (bombas de calor, fornos, boiler, resfriamento evaporativo, etc.); energias renováveis (solar, eólica, geotérmica); equipamentos de iluminação (lâmpadas eficientes).
O custo inicial de uma edificação ZEB ainda é alto, mas a longo prazo pode gerar retorno financeiro através de excedentes de energia. Nestes casos, de acordo com a ANEEL, a legislação brasileira ainda não permite a venda para rede pública, mas é possível injetar este excedente na rede e receber na forma de créditos na fatura, como ocorre no caso do sistema fotovoltaico.
A Gebras possui ampla experiência em projeto e execução no âmbito da eficiência energética e sistemas fotovoltaicos, entre em contato conosco e solicite um orçamento gratuito!
Fontes: Energy.gov ; ANEEL ; Figueiredo, D. F. Q. P. M (2018). O novo desafio dos NZEB (Nearly Zero Energy Buildings).