Zero Energy Building (ZEB)

13/10/2020 00:00:00



Uma das maiores preocupações atuais está relacionada com a utilização sustentável dos recursos energéticos. Nesse sentido, os edifícios (comerciais, residências e públicos) são responsáveis por uma grande parte do consumo energético mundial. Logo, é evidente a necessidade de desenvolver e implementar meios para que tenhamos edificações eficientes energeticamente.


Neste âmbito, surgiu o conceito
Zero Energy Building (ZEB), que são edifícios com balanço energético anual quase ou totalmente nulo, e que vem se tornando realidade na Europa e sendo difundido mundialmente. A premissa de um ZEB é apresentar alto nível de eficiência energética e gerar energia no local a partir de fontes renováveis (por exemplo, sistema solar fotovoltaico).


Fonte: Adaptada de
https://emiratesgbc.org/




Os ZEBs são conceituados, basicamente, em cima de três grandes pilares:


  • Projeto básico do edifício (arquitetura bioclimática) – projetos que consideram a localização, paisagem, orientação, cor, isolamento térmico, inércia, sombreamento externo, luz natural, materiais de construção, dentre outros, para otimizar o desempenho térmico e o aproveitamento da luz natural;

  • Desempenho passivo (recursos naturais) – neste tópico há o aproveitamento da iluminação natural, ventilação natural, torre de resfriamento, dentre outras estratégias com o objetivo de reduzir os sistemas de climatização, por exemplo;

  • Tecnologias e equipamentos eficientes termoenergeticamente – equipamentos de aquecimento e resfriamento (bombas de calor, fornos, boiler, resfriamento evaporativo, etc.); energias renováveis (solar, eólica, geotérmica); equipamentos de iluminação (lâmpadas eficientes).


O custo inicial de uma edificação ZEB ainda é alto, mas a longo prazo pode gerar retorno financeiro através de excedentes de energia. Nestes casos, de acordo com a ANEEL, a legislação brasileira ainda não permite a venda para rede pública, mas é possível injetar este excedente na rede e receber na forma de créditos na fatura, como ocorre no caso do sistema fotovoltaico.


A Gebras possui ampla experiência em projeto e execução no âmbito da eficiência energética e sistemas fotovoltaicos, entre em contato conosco e solicite um orçamento gratuito!





Fontes: Energy.gov ; ANEEL ; Figueiredo, D. F. Q. P. M (2018). O novo desafio dos NZEB (Nearly Zero Energy Buildings).

 
Mais News

A GEBRAS

O Grupo Energia do Brasil, atua há mais de uma década no mercado nacional, com excelência, comprometimento e credibilidade, disponibilizando sua expertise em soluções diferenciadas em Instalações & Utilidades, Projetos de Instalações, Gestão de Energia e Fontes Renováveis.

Endereço

Matriz
Av. São Francisco de Paula, 2764
CEP: 96080-730 - Pelotas/RS - Brasil
(53) 3028.2233
  • Chama no Whats
  • Newsletter GEBRAS