Controle do Fator de Potência

28/08/2020 00:00:00


Entre todas as grandezas técnicas que influenciam na conta de energia das unidades consumidoras de alta/média tensão, sem dúvidas, o fator de potência é um dos que mais gera dúvidas. A energia elétrica é composta por duas componentes: Ativa e Reativa. A energia ativa é a parte que efetivamente permite o funcionamento dos equipamentos elétricos e eletrônicos. Já a reativa é uma energia que não produz um trabalho em si, mas ajuda outros componentes a fazê-lo. Apesar de ser uma componente importante, o alto fator de potência indica uma eficiência alta e inversamente no sistema elétrico, já um baixo fator de potência indica ineficiência do uso da energia. 

Sendo assim, a ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) determina que o Fator de Potência deve ser mantido o mais próximo possível da unidade (1), mas permite um valor mínimo de 0,92 caso não tenha a padronização especificada a agência autoriza às distribuidoras a cobrarem multas com potencial de aumentar o custo na fatura de energia elétrica.

O fator de potência também é contabilizado de forma variável em horários diferentes, entre 00h e 06h temos o período capacitivo e entre 06h e 00h temos o período indutivo. A diferenciação ocorre devido às características das cargas no sistema de distribuição. Em geral, sugere-se aos consumidores que evitem a injeção de potência reativa no período da madrugada para que não aconteça sobretensões nas redes das distribuidoras.

Abaixo lista-se algumas das causas mais comuns que geram oscilações no fator de potência das unidades consumidoras:

  • Grandes motores e transformadores atendendo cargas pequenas;
  • Dimensionamento e atuações erradas do banco de capacitores gerando reativos excedentes indutivos (falta de capacitores);
  • Motores funcionando em vazio, ou seja, máquinas que ficam ligadas, mas sem carga ou sem utilização;
  • Capacitores ligados nas instalações das unidades consumidoras horossazonais no período da madrugada.

Portanto, destacam-se abaixo as vantagens de manter o controle do fator de Potência:

  • Redução significativa do custo;
  • Aumento de eficiência energética da empresa;
  • Melhoria de tensão;
  • Aumento da capacidade dos equipamentos de manobra;
  • Aumento da vida útil das instalações e equipamentos;
  • Redução da corrente reativa na rede elétrica.

Gostaria de saber mais sobre o assunto abordado e como solucionar este problema na sua empresa? Entre em contato conosco, a GEBRAS conta com Serviços Online de Energia Elétrica – SOLE, desenvolvido com o princípio do monitoramento diário qual disponibiliza gráficos de demanda, consumo e fator de potência facilitando a abordagem e o desenvolvimento de estratégias no ramo de gestão de energia elétrica.

 
Mais News

A GEBRAS

O Grupo Energia do Brasil, atua há mais de uma década no mercado nacional, com excelência, comprometimento e credibilidade, disponibilizando sua expertise em soluções diferenciadas em Instalações & Utilidades, Projetos de Instalações, Gestão de Energia e Fontes Renováveis.

Endereço

Matriz
Av. São Francisco de Paula, 2764
CEP: 96080-730 - Pelotas/RS - Brasil
(53) 3028.2233
  • Chama no Whats
  • Newsletter GEBRAS