Gestão de Energia Elétrica em Supermercados

21/08/2020 00:00:00



A segunda maior despesa dos supermercados no Brasil é a energia elétrica, perdendo apenas para a folha de pagamentos. Sendo um segmento em que as margens são pequenas, a gestão de energia é imprescindível para reduções de custos deste insumo.


Um dos principais motivos que elevam o consumo de energia em supermercados são os equipamentos de refrigeração (exemplo: câmaras frias, câmaras congeladas, ilhas de refrigeração, ilhas de congelados), sendo que estes podem representar 40% do consumo total da unidade consumidora. Complementando, existem também os sistemas de climatização tanto para a loja em si (conforto dos clientes) quanto para climatização setorial, como exemplo o açougue onde é necessária uma temperatura reduzida para o trabalho dos colaboradores de forma adequada. Após a refrigeração de produtos, a iluminação representa grande parcela do consumo de energia total da unidade.


O que fazer para reduzir este custo?


É necessário avaliar quais as possibilidades de economia para cada supermercado, sendo que teremos diferentes ações adotadas conforme a estrutura e comportamento de cada unidade consumidora. Para realização deste diagnóstico, é importante o acompanhamento diário do consumo de energia para detectar possíveis pontos de desperdício e traçar uma estratégia eficiente para redução destes custos.


Pode-se atuar substituindo equipamentos de refrigeração antigos por equipamentos de maior eficiência, readequação da iluminação para lâmpadas/refletores mais econômicos, tamponamento de ilhas e refrigeradores verticais, automação no sistema de climatização, entre outros.


Todos itens acima necessitam investimento relativamente elevado para colocar prática estas ações. Em contra partida, existem ações onde não necessitam de um alto valor de investimento para redução do consumo de energia elétrica: Realizar campanhas de conscientização junto aos colaboradores, análise da modalidade tarifária junto ao contrato de demanda, migração do mercado cativo para o mercado livre, são algumas ações onde não exigem um investimento elevado e poderão acarretar em grande economia na unidade consumidora em questão.




A GEBRAS presta serviços de consultoria e gestão em supermercados que estão tanto no Mercado Livre quanto no Mercado Cativo, aplicando sua experiência na área para que os custos com energia reflitam em economia final para seus clientes. Contamos também com nosso hardware próprio SOLE, sistema de telemetria que coleta os dados de consumo (ativo e reativo) praticamente em tempo real, auxiliando assim em uma análise mais crítica e pontual. Realiza e orienta ações de combate a desperdícios e de valores desnecessários, aprimoramento em contratações, eficiência energética, entre outros que resultem em economia e sustentabilidade e no aumento da competitividade produtiva. 

 
Mais News

A GEBRAS

O Grupo Energia do Brasil, atua há mais de uma década no mercado nacional, com excelência, comprometimento e credibilidade, disponibilizando sua expertise em soluções diferenciadas em Instalações & Utilidades, Projetos de Instalações, Gestão de Energia e Fontes Renováveis.

Endereço

Matriz
Av. São Francisco de Paula, 2764
CEP: 96080-730 - Pelotas/RS - Brasil
(53) 3028.2233
  • Chama no Whats
  • Newsletter GEBRAS