IoT no futuro do setor elétrico

07/08/2020 00:00:00



De acordo com especialistas, o setor de energia mundial está se transformando. A desregulamentação e a inovação abriram o mercado de energia não apenas à concorrência entre fornecedores, mas também aos proprietários de empresas e residências para investir em seus próprios sistemas de produção e armazenamento de energia. Os agentes distribuídos, como painéis solares, bombas de calor ou até mesmo bancos de baterias, tornaram-se prontamente disponíveis e estão melhorando a cada ano.



Isso significa que os consumidores têm mais opções do que nunca para atender às suas necessidades de energia: o resultado é que mais e mais agentes estão sendo conectados às redes de elétricas em todos os lugares. Essa descentralização leva ao aumento da complexidade operacional.



Essa mudança requer um equilíbrio cada vez mais preciso entre os agentes centralizados e descentralizados, de forma a se operarem combinacionalmente, criando a moderna rede elétrica. Assim sendo, é essencial que o setor de energia adote novas tecnologias, incluindo Internet das Coisas (IoT) e blockchain, para navegar nesses tempos incertos e estar pronto para o futuro.



O Gartner estima que existem mais de 1,1 bilhão de dispositivos IoT nas redes de serviços públicos do mundo, e esse número está crescendo rapidamente, impulsionado pela demanda por fontes de energia renováveis e sustentáveis, operações de rede aprimoradas e atendimento diferenciado ao cliente. Muitas famílias ao redor do mundo agora têm bombas de calor, painéis solares e turbinas eólicas. Todos esses são os principais contribuintes para a gama de energia e, com novas soluções de armazenamento de energia, como as baterias Tesla, há um novo mundo de oportunidades para gerar, armazenar e até vender energia entre as famílias e a rede.



A mudança no setor elétrico traz enormes benefícios para o meio ambiente e está ajudando os sistemas de energia a descarbonizar e a se tornar mais eficiente. No entanto, à medida que esses agentes descentralizados se tornam partes integrais da rede, a necessidade de identificá-los, monitorá-los e controlá-los também se torna essencial. Isso é crucial para garantir que a rede esteja estável e que os operadores e consumidores possam fazer o uso mais eficaz da capacidade distribuída criada.



As redes elétricas são sistemas hipereficientes que permanecem em equilíbrio constante. Um desequilíbrio pode ter sérios impactos através de desperdícios ou de apagões. Portanto, novas soluções que entram na rede devem se tornar parte integral desse delicado equilíbrio, e a melhor maneira de garantir que isso ocorra perfeitamente é identificando e conectando-as usando a Internet das Coisas (IoT). Isso ocorre porque a IoT pode tornar os dados sobre seu status sempre visíveis em todo o ecossistema energético de maneira segura.



A GEBRAS está desenvolvendo o SOLE IoT, sistema de monitoramento pontual de energia, água, gás e temperatura que utiliza dos mesmos conceitos tão importantes discutidos nesse artigo. Ele, junto ao PEES – Programa de Eficiência Energética e Sustentabilidade, será capaz de identificar pontos de grande consumo e desperdício energético na sua unidade, tudo isso comprovado por uma vasta carteira de clientes. Para saber mais sobre esses e demais serviços da empresa, entre em contato através do e-mail [email protected].




Fonte: Information Age

 
Mais News

A GEBRAS

O Grupo Energia do Brasil, atua há mais de uma década no mercado nacional, com excelência, comprometimento e credibilidade, disponibilizando sua expertise em soluções diferenciadas em Instalações & Utilidades, Projetos de Instalações, Gestão de Energia e Fontes Renováveis.

Endereço

Matriz
Av. São Francisco de Paula, 2764
CEP: 96080-730 - Pelotas/RS - Brasil
(53) 3028.2233
  • Chama no Whats
  • Newsletter GEBRAS