Levantamento global indica forte tendência de investimento em energia sustentável e monitoramento

24/07/2020 00:00:00



No último mês de junho a Greenbiz Research publicou o “2020 Corporate Energy and Sustainability Progress Report”, que entrevistou 265 profissionais de organizações com receita anual superior a US$ 250 milhões e os resultados apresentam uma preocupação do setor industrial na redução de custos com energia no pós-pandemia. O estudo, conduzido pelo terceiro ano consecutivo, examina como as organizações estão lidando com as oportunidades e os desafios impostos pela transformação digital e a transição energética.



Segundo a Greenbiz, o gerenciamento de energia pelas empresas ganhou relevância, sendo considerada uma alavancagem estratégica. Esse relatório explora como o gerenciamento de energia se tornou parte crucial de uma estratégia integrada de sustentabilidade, onde as informações são acompanhadas em tempo real através da utilização de ferramentas digitais que transformam dados em informação para tomadas de decisão, apoiando de forma significativa o combate às mudanças climáticas.



Em 2020, líderes empresariais estão reconhecendo o papel dos gerentes de energia em suas organizações. Entre os entrevistados, 87% concordam que a aquisição de energia está aumentando em escopo e complexidade. Isso levou a mudanças no modo que este tema é tratado: 56% dos entrevistados agora empregam uma equipe dedicada de gerenciamento de energia. Com um número crescente de diferentes fontes de energia, as organizações precisam de um amplo conhecimento para estabelecer a melhor estratégia, buscando equilíbrio entre a segurança energética e competitividade de seus negócios



Dentre as descobertas do relatório, devemos salientar que:


  • no estudo do ano passado, apenas 29% dos entrevistados citaram o fornecimento estratégico de energia como uma das principais iniciativas para reduzir custos, mas neste ano 46,5% observaram que a volatilidade do momento e dos preços é o maior desafio.

  • 60% dos entrevistados consideram energias renováveis "on site" (na unidade) e "off site" (fora da unidade) como uma estratégia de compra nos próximos três anos para gerenciar a volatilidade, com 30% dos entrevistados já implantando energias renováveis

  • de acordo com 84% dos entrevistados, o engajamento dos executivos tomadores de decisão é o fator mais importante para a aprovação e o financiamento de novos programas de energia e sustentabilidade


  • Segundo Bill Brewer, vice-presidente de serviços globais de energia e sustentabilidade da Schneider Electric, "O gerenciamento de energia e recursos extrapolou a simples operacionalização do pagamento das contas de energia, gás e água, e se tornou uma ferramenta estratégica para as organizações diminuírem seus riscos financeiros e de reputação". Além disso, o mesmo ainda afirma que "o cenário está evoluindo rapidamente, e, se as empresas quiserem permanecer competitivas, precisarão implementar estratégias que demonstrem compreensão clara de para onde o gerenciamento de energia está caminhando".



    A enorme quantidade de dados de energia e sustentabilidade disponíveis pode ser complicada de monitorar e difícil de gerenciar. No ano passado, mais empresas investiram em tecnologias digitais para reduzir essa complexidade. O dobro do número de participantes (37%) em relação ao ano passado relatou usar dispositivos IoT, tais como medidores, sensores e outros dispositivos inteligentes. Investir nessas tecnologias está causando um impacto positivo nas organizações: 63% dos entrevistados que dispõem de soluções digitais relataram ter maior confiança em sua prontidão para inovações no gerenciamento de recursos.



    A pesquisa também mostra que as estratégias de gerenciamento de energia e recursos estão evoluindo com base em novas tecnologias de mineração de dados. Do universo entrevistado, 48% disseram estar adaptando seus programas de gerenciamento de dados de energia ou sustentabilidade com base no crescimento de dispositivos conectados, e 24% dizem o mesmo sobre o crescimento da inteligência artificial. Embora 54% dos entrevistados tenham relatado que ainda estão gerenciando seus dados usando planilhas, os benefícios de investir em soluções digitais são claros.



    De acordo com as informações apresentadas, estamos presenciando um grande momento de evolução no mercado de energia. As fontes renováveis e o monitoramento de consumo são, muito provavelmente, dois dos mais falados assuntos do momento no ramo.



    A GEBRAS vem desenvolvendo o SOLE IoT, sistema de monitoramento pontual de energia, água, gás e temperatura que, junto ao PEES – Programa de Eficiência Energética e Sustentabilidade – é capaz de identificar pontos de grande consumo e desperdício energético na sua unidade, tudo isso comprovado por uma vasta carteira de clientes. Para saber mais sobre esses e demais serviços da empresa, entre em contato através do e-mail [email protected].



    FONTE: Greenbiz Group

     
    Mais News

    A GEBRAS

    O Grupo Energia do Brasil, atua há mais de uma década no mercado nacional, com excelência, comprometimento e credibilidade, disponibilizando sua expertise em soluções diferenciadas em Instalações & Utilidades, Projetos de Instalações, Gestão de Energia e Fontes Renováveis.

    Endereço

    Matriz
    Av. São Francisco de Paula, 2764
    CEP: 96080-730 - Pelotas/RS - Brasil
    (53) 3028.2233
  • Chama no Whats
  • Newsletter GEBRAS