Conta Covid - Redução nos custos de energia elétrica frente à pandemia do novo Coronavírus

03/07/2020 00:00:00



Com o isolamento social, houve queda na renda da população, indústrias, comércios e prestadores de serviços diminuíram ou paralisaram suas atividades. A atual crise está sendo desafiadora para todos os setores da economia. O setor elétrico não está isento a tais impactos, entretanto no dia 23/06/2020 a ANEEL aprovou em reunião pública de diretoria, a regulamentação da Conta-covid, operação que vai reduzir o impacto nas contas de luz dos efeitos financeiros que a pandemia do novo coronavírus trouxe para as empresas do setor elétrico.


A conta-covid criada pelo decreto 10.350/2020 trata-se de um empréstimo obtido junto à um conjunto de bancos públicos e privados, destinado a preservar a liquidez das empresas do setor e, ao mesmo tempo, amenizar os impactos da crise nas contas de luz pagas pelos consumidores neste momento.


As tarifas de energia elétrica são reajustadas anualmente, portanto com os problemas gerados pela pandemia haveriam impactos financeiros ainda maiores em 2020. Porém, com esse novo recurso, custos relacionados a energia que seriam cobrados dos consumidores nos próximos 12 meses serão diluídos em 60 meses.


Vale ressaltar que não é apenas os consumidores que estão padecendo frente ao atual cenário , distribuidoras de energia estão sendo afetadas devido à redução do mercado e ao aumento da inadimplência. Deste modo, além dos consumidores, o empréstimo ajudará as empresas a se manterem financeiramente e operacionalmente durante este período de queda de receita.


Conforme divulgado pela ANEEL O total de recursos disponíveis para a operação é de até R$ 16,1 bilhão e a taxa de juros do empréstimo será de até CDI + 2,9% ao ano. (CDI - Certificado de Depósito Interbancário), o equivalente a IPCA mais 5,2%.”




Fonte: ANEEL

 
Mais News

A GEBRAS

O Grupo Energia do Brasil, atua há mais de uma década no mercado nacional, com excelência, comprometimento e credibilidade, disponibilizando sua expertise em soluções diferenciadas em Instalações & Utilidades, Projetos de Instalações, Gestão de Energia e Fontes Renováveis.

Endereço

Matriz
Av. São Francisco de Paula, 2764
CEP: 96080-730 - Pelotas/RS - Brasil
(53) 3028.2233
  • Chama no Whats
  • Newsletter GEBRAS