Qualidade de Energia Elétrica Registra Recorde no Brasil

21/05/2020 00:00:00



A qualidade de energia elétrica fornecida pelas distribuidoras de vem melhorando a cada ano no Brasil e atingiu recentemente os melhores índices já conquistados segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e a Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (ABRADEE). De acordo com dois dos principais indicadores de qualidade mapeados pelos órgãos, o DEC (Duração Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora) e o FEC (Frequência Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora), os dados apontam que em 2019 o fornecimento de energia permaneceu disponível por 99,85% do tempo.



No último ano o resultado para o indicador que computa a duração das interrupções do fornecimento (DEC) chegou ao menor valor histórico e revelou que os consumidores ficaram, em média, 12,77 horas sem energia, representando uma redução de 3,33% em relação a 2018 (13,21 horas) e um alinhamento muito próximo à meta regulatória estabelecida pela ANEEL, que é de 12, 5 horas. Quanto ao indicador que apura a frequência das interrupções, o FEC, também houve melhora acentuada em 2019. Os consumidores contaram com 6,64 interrupções, em média, com uma redução de 6,61% em relação a ao ano anterior e, neste caso, superando a meta regulatória da ANEEL de 9,25.






Analisando a dinâmica dos indicadores nos últimos 5 anos as distribuidoras de energia apresentaram uma melhora ainda mais significativa na qualidade da prestação dos serviços. No período houve uma redução da duração das interrupções de aproximadamente 31%. Já a frequência teve uma redução de cerca de 34%.



Segundo presidente da ABRADEE, Marcos Madureira, a melhora crescente dos indicadores nos últimos anos é resultado colhido do compromisso das empresas de distribuição de energia com o aprimoramento permanente dos serviços prestados aos consumidores. "Reflete os investimentos em tecnologia, modernização dos processos e das redes elétricas, além de capacitação dos colaboradores. Nos últimos anos, tais investimentos têm sido da ordem de R$ 16 bilhões a cada ano".



Os indicadores são apurados pelas distribuidoras e enviados periodicamente para a ANEEL para verificação da continuidade do serviço prestado, representando, respectivamente, o tempo e o número de vezes que uma unidade consumidora ficou sem energia elétrica para o período considerado. A agência também disponibiliza em seu site dois painéis de desempenho apontando os indicadores recolhidos (um por distribuidora e outro por cidade), que podem ser acessados através do link:
https://www.aneel.gov.br/painel-de-desempenho.



Além do DEC e do FEC,
existe uma série de indicadores de qualidade como DIC, FIC e DMIC que podem resultar em créditos para sua unidade consumidora quando as respectivas metas não são batidas pela distribuidora.



Nossa equipe possui gestores qualificados que podem identificar esses e demais erros de faturamento através das faturas de energia ou sistema de telemetria. Para mais informações entre em contato com [email protected] que tiraremos todas as suas dúvidas.



Fontes: ANEEL , ABRADEE

 
Mais News

A GEBRAS

O Grupo Energia do Brasil, atua há mais de uma década no mercado nacional, com excelência, comprometimento e credibilidade, disponibilizando sua expertise em soluções diferenciadas em Instalações & Utilidades, Projetos de Instalações, Gestão de Energia e Fontes Renováveis.

Endereço

Matriz
Av. São Francisco de Paula, 2764
CEP: 96080-730 - Pelotas/RS - Brasil
(53) 3028.2233
  • Chama no Whats
  • Newsletter GEBRAS