Impactos da pandemia do COVID-19 no setor elétrico brasileiro

24/04/2020 00:00:00



De acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), a partir do isolamento social adotado pelo país, registrou-se uma rápida diminuição de cargas utilizadas, redução na geração de energia do País e também mudança no perfil de consumo: houve aumento do consumo residencial e redução das demais classes, ocasionando assim em um deslocamento do período diurno para o noturno da demanda máxima do sistema.




O Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) avaliou as condições de atendimento à região Sul, cujos reservatórios permanecem com baixos níveis em função da escassez de chuvas. Conforme destacado, em função da alteração do perfil e de redução da carga do subsistema em consequência das ações de controle à pandemia, nas últimas semanas houve a redução da geração hidrelétrica mesmo sem o acionamento de recursos adicionais. 



Em contrapartida aos efeitos negativos decorrentes da pandemia, a redução da carga está contribuindo para o aumento do nível dos reservatórios das usinas hidrelétricas, ampliando assim a segurança do atendimento aos consumidores tanto no cenário atual quanto após a retomada das atividades econômicas.





A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), destacou as medidas regulatórias adotadas para suavizar impactos decorrentes do cenário atual e garantir o funcionamento das atividades de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica aos consumidores do País. Dentro das ações tomadas pela ANEEL, foi mencionada a publicação da Resolução Normativa nº 878/2020, que proíbe temporariamente a suspensão do fornecimento de energia por inadimplência de consumidores residenciais e de serviços essenciais.



Quer saber mais sobre as medidas adotadas pela ANEEL frente à pandemia de COVID-19? Acesse o link para visualizar a notícia escrita pela nossa analista Letícia Pozza: https://bit.ly/MedidasAneelCovid19










A
GEBRAS presta serviços de consultoria e gestão de consumidores do Mercado Livre e do Mercado Cativo, aplicando sua experiência na área para que os custos com energia reflitam em produção final para seus clientes. Realiza e orienta ações de combate a desperdícios e de valores desnecessários, aprimoramento em contratações, eficiência energética, entre outros que resultem em economia e sustentabilidade e no aumento da competitividade produtiva. Entre em contato conosco através do e-mail: [email protected] 







Fontes: MME, CMSE, CCEE, ANEEL.

 
Mais News

A GEBRAS

O Grupo Energia do Brasil, atua há mais de uma década no mercado nacional, com excelência, comprometimento e credibilidade, disponibilizando sua expertise em soluções diferenciadas em Instalações & Utilidades, Projetos de Instalações, Gestão de Energia e Fontes Renováveis.

Endereço

Matriz
Av. São Francisco de Paula, 2764
CEP: 96080-730 - Pelotas/RS - Brasil
(53) 3028.2233
  • Chama no Whats
  • Newsletter GEBRAS