Contrato de Demanda: Período de Testes

17/04/2020 00:00:00




Os clientes do grupo A já estão habituados com o conceito de demanda contratada, dada em quilowatts (kW). Para as unidades comerciais e industriais, a demanda faturada é o valor registrado ou o contratado (aquele que for maior), e caso o registro supere 5% do valor do contrato, ainda é aplicado uma multa por ultrapassagem de demanda.


O período de testes é um conjunto de ciclos de faturamento (normalmente três), no qual as regras para cobrança de demanda e ultrapassagem são diferentes do habitual, assim, o consumidor possui maior flexibilidade nos primeiros meses de um novo valor contratado, para que este possa avaliar se o novo contrato atende as necessidade das operações sem que sofra os mesmos impactos financeiros das regras aplicadas normalmente.


Há quatro situações que iniciam o período de testes em uma unidade consumidora:


I – Início de fornecimento


II – unidades do grupo B ao migrarem para o grupo A


III – Enquadramento na modalidade tarifária azul


IV – acréscimo de demanda quando maior que 5% do valor anteriormente contratado.


Agora que sabemos o conceito geral e as situações nas quais uma unidade consumidora entra no período de testes, vamos entender como ele funciona. Assim que ocorrer um dos quatro casos citados acima, a unidade entrará no período de testes automaticamente, começando a partir da primeira fatura após a mudança, e mantendo-se até a terceira.


Obs.: diante solicitação do consumidor, a distribuidora poderá aumentar o período de testes para além destes três meses.


Nestes períodos, a demanda faturada passa a ser a demanda registrada ou o contrato anterior (se houver). A ultrapassagem de demanda ocorrerá no período de testes quando o valor registrado for a soma dos seguintes itens:


- A nova demanda contratada (ou inicial);


- 5% da demanda anterior (ou inicial);


- 30% da demanda adicional (ou inicial).


Obs.: para os consumidores rurais ou com sazonalidade reconhecida, a regra de faturamento da demanda não é alterada durante o período de testes.


Segue abaixo um exemplo de aplicação do período de testes:


Uma unidade que já pertence ao grupo A e possui um contrato de 200 kW, irá elevar o contrato para 300 kW. Neste caso, a demanda faturada será o valor registrado ou o contrato anterior (200 kW), o que for maior. Este consumidor será cobrado por ultrapassagem de demanda caso o valor registrado supere a soma da nova demanda contratada (300 kW), 5% do contrato anterior (10 kW) e 30% do valor adicional (30 kW), totalizando 340 kW. 


Durante o período de testes, o consumidor poderá solicitar novos aumentos do contrato, e após o fim deste período, é permitido que ele solicite uma redução de até 50% do valor que foi adicionado, portanto, no exemplo 2, ao final do período de testes o consumidor poderia solicitar uma redução para até 250 kW.


Como podemos ver, a aplicação do período de testes traz vantagens ao consumidor nos primeiros meses de um contrato de demanda, alterando a forma de cobrança e regra para ultrapassagem. Estas regras específicas devem ser consideradas principalmente para os consumidores que possuem demanda contratada e necessitam elevar este contrato. Nessa hora, é essencial poder contar com uma equipe técnica experiente, que através de estudos e simulações, irá gerar o contrato mais otimizado para sua unidade, reduzindo os custos da fatura e efetuando análises periódicas para sempre manter o contrato de demanda coerente com a operação. 


A
GEBRAS possui ampla experiência em gestão de energia, tendo em sua carteira de clientes uma variedade de indústrias e comércios com operações distintas, entre em contato com nossos consultores para mais informações.

 
Mais News

A GEBRAS

O Grupo Energia do Brasil, atua há mais de uma década no mercado nacional, com excelência, comprometimento e credibilidade, disponibilizando sua expertise em soluções diferenciadas em Instalações & Utilidades, Projetos de Instalações, Gestão de Energia e Fontes Renováveis.

Endereço

Matriz
Av. São Francisco de Paula, 2764
CEP: 96080-730 - Pelotas/RS - Brasil
(53) 3028.2233
  • Chama no Whats
  • Newsletter GEBRAS